Doação de sangue acontece na próxima sexta-feira (30)

Com a chegada do inverno, os Hemocentros registram uma queda nos estoques de doações de sangue devido à outra rotina dos doadores, em decorrência das proximidades com as férias escolares, feriados e baixas temperaturas.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 1,8% da população brasileira doa sangue.
Os tipos sanguíneos em situação mais delicada, ou seja, em estoques baixos próximos do desabastecimento são: tipo O e tipo A, enquanto o tipo B e tipo AB estão com estoques ideais deste grupo sanguíneo, mas, a recomendação do Hemocentro de Campinas é que as pessoas continuem doando para manter o estoque.
O benefício do doador é saber que está colaborando com os estoques de sangue para atender a sociedade, podendo salvar vidas, principalmente, no atendimento de emergência.
Segundo o Ministério da Saúde, o perfil dos doadores de sangue se mantém estável ao longo dos últimos anos, sendo que 60% são do sexo masculino e 40% do sexo feminino. O maior percentual de doações está na faixa etária a partir dos 29 anos, com 58% do total dos doadores, enquanto as pessoas de 16 a 29 anos representam 42%.

Como ser um doador
Para fazer doações de sangue, as pessoas devem ter entre 16 e 69 anos. Para menores de 18 anos, é necessário consentimento dos responsáveis e as pessoas com idades entre 60 e 69 anos, devem já ter doado antes dos 60 anos. Além disso, é precisar pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O interessado deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é necessário levar documento de identidade com foto.
A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Não podem ser doadores
As pessoas que tiverem idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos não podem doar sangue; indivíduos que tiverem peso inferior a 50 quilos; se estiverem com anemia no teste realizado antes da doação; caso esteja com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação; se estiverem com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação; quem estiver com febre no dia da doação; mulheres grávidas ou se estiverem amamentado (a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses). Também não podem doar sangue pessoas que tiverem hepatite viral após os 10 anos de idade.
As pessoas que receberam vacinação de febre tifóide oral, caxumba, febre amarela, sarampo, BCG, rubéola, catapora e varíola devem esperar quatro semanas para poder fazer doações de sangue. Já quem tomou vacina contra gripe deve esperar 48 horas para doar sangue.

Etapas da doação
Cadastro – O candidato à doação deve informar seus dados e receber um código que o acompanha durante todo o processo da doação.
Teste de Anemia – Esse exame é feito para verificar se o candidato à doação possui nível de hemoglobina “dentro dos parâmetros de normalidade”. Caso esteja abaixo ou acima dos valores normais, o candidato é orientado a procurar o serviço de saúde.
Sinais Vitais e peso – São verificados o batimento cardíaco, pressão arterial, peso e temperatura do candidato.
Triagem Clínica – O candidato responde a uma entrevista confidencial, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. É fundamental responder corretamente e honestamente às perguntas.
Voto de autoexclusão – O doador faz uma opção confidencial respondendo SIM ou NÃO à seguinte pergunta: “Você apresenta situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis”? Independentemente da resposta, o sangue será coletado e todos os testes serão realizados. Porém, se a resposta for SIM, independentemente do resultado desses exames, a bolsa será descartada.
Coleta – A coleta de sangue é totalmente segura, sendo utilizada uma agulha estéril, de uso único e descartável.

A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independente de parentesco com o doador. A doação de sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas e doenças oncológicas que, frequentemente, necessitam de transfusão.
Todo o processo de doação leva aproximadamente 1h20min (80 minutos), dependendo da quantidade de pessoas na hora da doação.

Onde fazer a doação
Em Cosmópolis, a doação de sangue acontece toda última sexta-feira do mês. Assim, este mês, a doação está marcada para acontecer no dia 30 de junho, no Centro Especializado em Reabilitação de Cosmópolis (CERC), na Avenida da Saudade, 670, Jardim Paulista, no horário das 8h30 às 12h00.
Quem quiser, também pode ir direto no Hemocentro, em Campinas, na cidade Universitária, na Rua Carlos Chagas, 480 – Barão Geraldo. O atendimento é de segunda a sábado (inclusive feriados) das 7h30 às 15h00. Telefone: 0800-722-8432.