Doação de sangue: depoimento e informações sobre essa atitude que salva vidas

“Acho muito importante a doação de sangue, independente do tipo. Gosto de saber que estou sendo útil a alguém e possibilitando a melhora de uma qualidade de vida”

Doar sangue é um ato voluntário capaz de salvar vidas. Com uma única doação, realizada em menos de uma hora, sem risco nenhum ao doador, é possível beneficiar até quatro pessoas. O Hemocentro localizado no Posto Unicamp, na Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária, “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo – Campinas, realiza coletas de segunda a sábado, das 07h30min às 15h00min, e a partir do dia 28/01, o CERC, que fica na Av. Saudade, 670, Jardim Paulista, Cosmópolis, também voltará a receber doações. Para saber um pouco mais sobre essa atitude benevolente, confira o depoimento da doadora Sabrina Santos. Ao final, veja as recomendações e requisitos para ser um doador.

Incentivo
“Comecei doar sangue em 2013. Meu grande incentivador foi meu tio ‘Selinho’. Eu sempre tive vontade, mas tinha medo de passar mal, até um dia que ele me acompanhou em uma doação aqui na cidade mesmo. Desde então, me propus a doar 2 vezes por ano. Já doei também no Boldrini e na Unicamp, mas normalmente prefiro aqui na cidade, afinal o sangue vai para o mesmo banco de sangue”.

Sua experiência
“Na primeira doação, já me cadastrei como doadora de medula óssea, mas, até o momento, não fui chamada (não fui compatível com ninguém). Este ano, eu consegui doar três vezes, em janeiro, maio e novembro. Não me sinto mal com a doação, mas gosto de repousar no período da tarde.
Acho muito importante a doação de sangue, independente do tipo. Pretendo continuar sempre que puder e não pretendo receber de volta (risos). Gosto de saber que estou sendo útil a alguém e possibilitando a melhora de uma qualidade de vida”.

Recado a todos
“Todos que puderem doar, deveriam tirar ao menos um dia no ano e ‘se doar’ um pouquinho. Quem nunca doou e tem medo, sugiro que convide alguém da sua confiança e peça a companhia dela ou dele – isso te dá confiança e diminui o medo, a ansiedade e o risco de passar mal.

O que é preciso para ser um doador de sangue?
• Ter entre 18 e 69 anos. Serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.
• Maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez.
• Pesar, no mínimo, 50 kg.
• Não estar em jejum, apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 3 horas.
• Estar descansado.
• Você também não pode fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação.

Não pode doar sangue a pessoa que:
• Estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada febre.
• For portadora de sífilis (cancro), malária, (maleita) ou Doença de Chagas.
• For alcoolista crônico, ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas (prazos inferiores e consumo de pequenas quantidades devem ser avaliados pelo profissional da triagem).
• Tiver sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
• História atual ou progressa de uso de drogas injetáveis ilícitas.
• Tenha contraído Hepatite após os 11 anos de idade.
• Tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses.
• Estiver grávida, em período de até 3 meses pós-parto ou se estiver amamentando.
Intervalo de doações
Homens: 60 dias (máximo 4 vezes nos últimos 12 meses).
Mulheres: 90 dias (máximo 3 vezes nos últimos 12 meses).
Idade entre 60 e 69 anos: 180 dias (máximo 2 vezes nos últimos 12 meses).
Aproveite a oportunidade para fazer parte desse grupo de pessoas solidárias que pensam na doação de sangue como garantia de vida!
(Dados baseados em informações do site do Hemocentro da Unicamp)