Doença atinge 1 entre 2.000 pessoas

Mal tem predileção por pessoas com alergias e que coçam muito os olhos

O Ceratocone é uma doença rara (afeta cerca de 1 em 2.000 pessoas), em que a córnea sofre um adelgaçamento e desenvolve uma protuberância cônica (ectasia). Assim, a forma da córnea é alterada e induz uma redução da visão, um aumento do astigmatismo e das aberrações que reduzem a qualidade de visão.
O ceratocone ocorre por perda da rigidez da estrutura corneana, o que leva a afinamento e protusão da região central ou para-central. A doença, geralmente, acomete ambos os olhos e tem caráter progressivo, porém, é comum haver assimetria entre os olhos (um dos olhos ser mais acometido). Inicia-se, geralmente, na adolescência e evolui, mais ou menos, até os 30 anos de idade, quando normalmente ocorre uma estabilização natural.
É uma doença que tem predileção por pessoas com alergias e que coçam muito os olhos. Tem gravidade variável, que vai desde o uso de óculos até em casos extremos à realização de transplante de córnea.
Geralmente, é uma doença que começa no final da adolescência e início dos 20 anos de idade. O tratamento cirúrgico está classicamente indicado com o objetivo de melhorar a visão e para estabilizar a progressão da doença.
Até meados dos anos 1990, o tratamento cirúrgico era exclusivamente o transplante de córnea. Entretanto, há cirurgias alternativas com diferentes objetivos, que podem ser indicadas em diferentes fases da doença.
Crosslinking: É uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que promove o aumento do número de ligações covalentes no estroma corneano. O método consiste na combinação de riboflavina (vitamina B2), que funciona como molécula foto-sensibilizadora, com a radiação ultravioleta tipo A.
Benefícios: Estabilização da córnea, evita a progressão do ceratocone. Pode ser combinado com procedimentos para melhorar a visão.
Candidatos: Ceratocones em estágio inicial.
Protocolo de Atenas: Esta cirurgia consiste na combinação da ablação de superfície avançada personalizada por LASER Excimer (PRK topo-guided) com o crosslinking. O objetivo da aplicação do LASER excimer em casos de ceratocone é terapêutico, não sendo a correção do erro refrativo, mas sim, a redução da irregularidade à prioridade do tratamento. Este procedimento possibilita uma melhora da visão, combinada com o efeito de estabilização da doença do crosslinking.
Benefícios: Estabilização da córnea, evita a progressão do ceratocone, melhora da visão com óculos e lentes de contato, melhora da qualidade da visão (diminuição de halos, glare e starbursts), pode ser combinado com procedimentos para melhorar a visão.
Candidatos: Ceratocones de média gravidade.
Segmentos de Anel Intra-estromal: Em comparação com o transplante da córnea, este procedimento apresenta-se como uma alternativa menos invasiva, segura e eficaz no tratamento do ceratocone. A indicação cirúrgica está, portanto, relacionada com a performance visual do doente. A técnica de disseção do túnel para implante de segmento(s) de anel intra-estromal pode ser realizada de forma manual, bem como assistida com LASER Femtosegundo. Estudos comparativos apontam para melhores resultados com o LASER Femtosegundo, em termos de visão atingida e de complicações pós-operatórias.
Benefícios: Melhora da visão com óculos e lentes de contato, melhora da qualidade da visão (diminuição de halos, glare e starbursts), pode ser combinado com procedimentos para melhorar a visão.
Candidatos: Ceratocones avançados.

Dr. Flavio Sartori Junior
Medclin: R. Expedicionários, 1028 – Jardim Bela Vista, Cosmópolis
Telefone (19) 3812 9210
Clinical Cambuí
R. Dr. Antônio da Costa Carvalho, 287 – Cambuí, Campinas
Telefone (19) 3294 5115