Dona de peixaria dá dica de receita para a Sexta-feira Santa

Além da tradição de cardápios com carnes brancas, o consumidor deve estar atento à qualidade e procedência dos produtos que leva para a ceia em família

A cada ano que passa, o consumo de peixe aumenta no período da Quaresma, mas, para muitas pessoas, o jejum de carne vermelha se restringe somente à Sexta-Feira Santa, quando da morte de Jesus Cristo.

Família trabalha junto há mais de 15 anos no ramo de peixaria. (Foto : Gazeta / TV Jaguari)

Eliane Suzuki e Nelson Fernandes, filha e pai, que há 15 anos trabalham com o comércio de variedades de peixes, falam do aumento no consumo da carne branca. “Eu acho que, este ano, em comparação ao ano passado, está sendo melhor, a procura está sendo melhor. Já vendemos uns 30% do que temos, mas, a procura maior mesmo é normalmente de quinta para sexta-feira”, afirma Eliane.
A média de variedade na peixaria é de aproximadamente 30 espécies de peixes. Segundo Fernandes, todos os tipos têm procura e a maioria das pessoas prefere comprar em pedaços e limpos. “É sempre a mesma coisa, peixe que vendeu ano passado sai esse ano de novo, o que saiu ano passado está saindo este ano, então, não tem muita diferença de um ano para o outro”.
Mesmo com a venda de todos os tipos de peixes, os mais desejados nesta época do ano são as espécies: pescada, merluza, linguado, tilápia, bacalhau e camarão.
Na hora de comprar o alimento, Nelson dá dicas de como devem ser os peixes na hora de escolher. “A primeira dica é a validade; depois, é preciso ver as escamas do peixe, que não podem se soltar com facilidade. Tem que ter os olhos bonitos e brilhantes. As guelras devem ter cor vermelha. O peixe tem que ter beleza”.
Além de ser nutritiva, a carne branca pode ser uma refeição muito saborosa, não só para essa época do ano, mas também para o ano todo. Assim, para aqueles que ainda não pensaram em nenhum prato, Eliane, da Peixaria Santa Terezinha, dá dicas de uma receita, simples e saborosa, para o feriado.

Confira:

Merluzão no molho

1 kg de Merluzão em cubos
3 Tomates picados
1 Pimentão picado
1 Cebola picada
3 Batadas picadas
½ kg de Camarão limpo
Tempero a gosto
Cheiro Verde

Em uma panela, cozinhe as batatas e reserve.
Em outra panela, refogue o tempero a gosto com a cebola picada.
Depois de refogado, coloque os tomates e a pimenta. Espere o tomate abrir fervura e coloque os cubos de peixe. Deixe cozinhar por uns dez minutos.
Coloque o camarão, tampe, conte um minuto e desligue o fogo.
Coloque o cheiro verde.
Tampe a panela novamente e espere vinte minutos para o camarão ficar no ponto certo.
Sirva com arroz branco.

Receita cortesia da Peixaria Santa Terezinha