Dono de depósito de recicláveis se apresenta na Delegacia com Advogado

O dono de um depósito de recicláveis, onde foi encontrada quase meia tonelada de cabos telefônicos, se apresentou à polícia, na manhã de quinta-feira (16). A localização dos cabos foi feita pela Guarda Municipal (GM), na noite de quinta-feira (10), após informações passadas pelo setor de segurança de uma empresa telefônica.
Segundo informações, durante entrevista do Diretor da GM, Mateus Santos, “fomos acionados pelo representante da Vivo. Havia uma denúncia de que, no local, havia fios da Vivo. Ele fez um levantamento e precisava entrar no local”.
Uma operação foi montada para que a denúncia fosse averiguada. “Nos dirigimos até o local, juntamente com o representante da Vivo. O Subsecretário acionou Drone e constatou, através de imagens aéreas, uma grande quantidade de cabos”, completou o Diretor.
O terreno onde o material suspeito foi encontrado é um depósito de recicláveis, que fica instalado às margens da Rodovia SP 133, que liga Cosmópolis à Rodovia Anhanguera.
Como não havia ninguém no local, os Guardas fizeram contato em um outro estabelecimento comercial, uma borracharia, que fica em frente ao depósito.
Ao ser questionado, o borracheiro informou os Guardas que tinha a chave do local, pois, cuidava dos cães, que ficam no terreno. “Pedimos para que ele ligasse para o proprietário e ele autorizou a nossa entrada. Entramos no local e constatamos que se tratavam de cabos da Vivo, pois tinham o nome da empresa nos cabos”, completou o Diretor.
Através do representante da empresa telefônica, que acompanhou os guardas, o registro dos furtos dos fios foi confirmado, através de numerações encontradas nos cabos. “O representante fez contato com a Vivo e confirmou que eram produtos de furto e eles tinham todos os registros em mãos”, ressaltou o GM Santos.
O Advogado, Roberto Tadeu Rubini, que representa o proprietário do comércio, concedeu entrevista e falou sobre a localização do material pela GM.
Segundo o advogado, “nós estamos apresentando o proprietário juntamente com duas testemunhas. A Guarda Municipal chegou ao local por volta das 16h30 e pediu para um borracheiro, que fica em frente, abrir o depósito. Ele fica com as chaves do depósito porque trata os cachorros no fim de semana. Pediram que ele abrisse, e ele abriu.
Eles entraram, sem o acompanhamento de nenhum representante da empresa. Diante disso, dizem que encontraram material ilícito.
Nesse meio de tempo, o proprietário chegou ao local e ficou lá, nessa borracharia. Não entrou no depósito, mas ficou na borracharia. Ele ficou conversando o tempo todo. Em nenhum momento, houve essa suposta prisão dele. Nós tomamos conhecimento disso hoje”.
Questionado sobre a suposta fuga do seu cliente, o Advogado disse que “ele ficou lá, permaneceu o tempo todo, só não entrou no depósito. Pediram para que ele comparecesse à delegacia e ele disse que iria, no dia seguinte ou no outro. Mas, ninguém chegou e disse: ‘o senhor tem que nos acompanhar até a Delegacia’”.
Ao todo, foram localizados quase quinhentos quilos de cabos telefônicos, de diversas medidas, totalizando cerca de três mil metros. Diversos cabos tinham a inscrição com o nome da empresa telefônica Vivo.
Questionado sobre a procedência desses cabos, o Advogado que representa o comerciante esclareceu que “o depósito trabalha com material reciclado apenas de empresas. Ele não tem o varejo de comprar latinhas, ele só atende empresas. E esse material que estava lá dentro veio de alguma dessas empresas onde ele retira”.
No dia da ocorrência, o Delegado, que estava em Plantão, solicitou que fosse feita uma perícia no comércio. Peritos, do Instituto de Criminalística (IC), foram até o local.
Após o registro do Boletim de Ocorrência, todo o material foi apreendido e devolvido para a empresa telefônica.
Em nota, a empresa telefônica citada se manifestou dizendo que: “A Vivo informa que, de janeiro a outubro de 2017, foram furtados 1.371,3 quilômetros de cabos telefônicos da operadora em todo o Estado de São Paulo, sendo 1,0 quilômetro na cidade de Cosmópolis. No mesmo período do ano passado, foram furtados 4,1 quilômetros de cabos telefônicos no município – e foram furtados 1.849 quilômetros de cabos no Estado paulista.
Os roubos acontecem com maior frequência de madrugada e envolvem artifícios como o uso de carros com adesivos falsos, escadas e até sinalização do local. O furto de cabos causa prejuízos, principalmente, para consumidores, que sofrem com a interrupção do serviço.
Ao identificar uma situação suspeita, a população pode denunciar a ação, com total sigilo, no canal 0800 14 44 44. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Também é possível acionar a Polícia Militar para esses casos ligando para o 190. A empresa também adota medidas de prevenção, como a instalação de alarmes, colocação de travas nos chassis de caixas subterrâneas e alternativas de rede que alterem a rota e dificultem o acesso daqueles que têm a intenção de cometer um crime”.