Dono de grande sabedoria, morador de Cosmópolis completa 100 anos

Viúvo há 14 anos, ele é pai de 8 filhos, tem 23 netos, 47 bisnetos e 11 tataranetos. Hoje, está acamado por ter fraturado o fêmur há oito meses

O morador de Cosmópolis João Borges de Andrade completou 100 anos na última terça-feira (17). Ana Paula Stein, neta de João, conta um pouco sobre a vida e a importância do avô na família.

“Meu avô nasceu na cidade de Carlos Chagas, MG, em 17/01/1922; é morador de Cosmópolis há 40 anos. Não teve oportunidade de estudar, mas, dono de uma sabedoria que deixa qualquer jovem deslumbrado, desde muito cedo, sempre trabalhou na roça para ajudar a família e se sustentar, sempre muito honesto e bastante conhecido na cidade por gostar de fazer hortas e depois andar toda cidade, vendendo suas hortaliças e feijão em sua “carriola”.
Casou-se com 20 anos de idade. É viúvo há 14 anos e, dessa união, teve 8 filhos, sendo 4 homens e 4 mulheres. Infelizmente, já sofreu com a perda, além da esposa, também de três filhos homens.
Ainda assim, a geração só foi crescendo. Ele tem 23 netos, 47 bisnetos e 11 tataranetos. É muita gente e, apesar de família bem extensa, por muita das vezes, se sente só, pois não são todos presentes em sua vida – infelizmente, poucos vão visitá-lo.
O segredo de uma vida longa, na teoria dele, sempre foi uma qualidade de vida saudável. Ele nunca fumou, bebeu socialmente enquanto era mais jovem, mas, logo se conscientizou e decidiu não mais beber. Quanto a alimentação, sempre ‘comida de verdade’, como ele mesmo costuma dizer, não consome nada de embutidos, enlatados e refrigerantes.
Até pouco tempo, conseguia andar pela casa, tomar banho sozinho, entre outras pequenas atividades, mas, infelizmente, quebrou o fêmur há oito meses e ficou acamado. Durante o processo do tratamento, descobriu um câncer na próstata que, por conta da idade, só faz tratamento paliativo, pois, já não aguentaria uma cirurgia.
Mesmo com toda dificuldade que tem, fazendo uso de fraldas, remédios e suplementos, está sempre de bom humor, não reclama de nada, só faz agradecer.
Ainda lúcido, em boa parte do seu dia, consegue conversar, contar histórias antigas e distribuir muito amor, dá conselhos e é um homem muito sábio.
Ponte Pretano de coração, ama a sua macaca! É um amante do futebol e tem apreço pelo Palmeiras, que era o time da sua amada esposa.
Um verdadeiro exemplo de humildade, honestidade e respeito sem igual, sempre foi muito presente na vida dos filhos e netos, ajudou a todos, sem distinção. O seu grande sonho era chegar aos 100 anos, sempre disse isso com muita certeza e, como sempre foi um homem católico e muito temente a Deus, Deus lhe concedeu essa graça.
É cuidado com muito amor e carinho por duas de suas filhas, que se dedicam a ele em tempo integral, e no que depender de toda essa dedicação, ainda vai ficar por muito tempo entre nós.
E quando chegar a sua partida, vai deixar um legado de um homem honesto e que sempre diz que a gratidão é a base de tudo na vida, de nada podemos reclamar e não tirar nada de ninguém, por mínimo que seja para que se viva em paz!”