Dor crônica na sola do pé pode ser diagnosticada como Fascite

A Fascite Plantar é uma inflamação na fáscia plantar, tecido que se estende na sola do pé ligando o calcanhar aos dedos. Trata-se de uma condição comum e dolorosa desencadeada pelo estresse e esforço excessivo na região. A doença geralmente causa dor na sola do pé, desconforto ao caminhar ou correr e sensação de sensibilidade. A Fascite Plantar é uma das patologias mais comuns que atingem o pé e apresenta um empecilho ao paciente para realização de qualquer atividade que envolva movimentação.
Conversamos com o médico Ortopedista Leonardo Kowalesky, de 34 anos, sobre a Fascite e suas possíveis causas.
“A fáscia é um tecido fibroso que reveste os músculos de diversas partes do corpo e, no caso da fáscia plantar, ela dá estabilidade ao arco plantar longitudinal, impede que o pé desabe durante a marcha, amortece o impacto e suporta forças muito grandes. Quando há esforço, pressão e ações repetitivas em excesso, ocorre o estresse do tecido e, consequentemente, a inflamação denominada Fascite Plantar.
Normalmente, a doença ocorre só em um pé, mas pode ser também bilateral. As causas da Fascite Plantar podem estar relacionadas com as seguintes situações: esforço dos pés em treinos pesados e corridas de longa distância, principalmente, em superfícies duras, como asfalto, que pressionam as solas dos pés; a obesidade, pois, isso causa uma pressão maior nos pés ao caminhar; pessoas que permanecem muitas horas de pé; e o uso de sapatos de solas finas, isso faz com que as solas dos pés fiquem sem proteção para absorção dos impactos ao andar e também uso excessivo de sapatos com um salto alto, pois, vão levar à um encurtamento do tendão de aquiles que liga a panturrilha ao calcanhar.
Então, para prevenir, devemos realizar alongamentos antes e depois de exercícios físicos e para atletas também é importante realizar trabalhos para o fortalecimento das estruturas dos pés e tornozelos. A prática de atividades físicas deve ser programada, com acompanhamento profissional. Caso o paciente esteja acima do peso, o ideal é a realização de reeducação alimentar para redução de alguns quilos, evitar caminhar descalço ou com calçados sem proteção e amortecimento adequado para a sola dos pés (solas baixas), não permanecer de pé parado durante muito tempo, principalmente, em cima de calçados com baixa proteção”, comenta o Ortopedista.
Sobre identificar as dores de uma Fascite, o Ortopedista Leonardo lista algumas dicas. “Dor no calcanhar, sola do pé e tornozelo; sensação de queimação na sola do pé; sensibilidade ao apalpar a sola ou calcanhar inflamado; inchaço, rigidez, tensão e vermelhidão no pé. Lembrando que a dor na sola do pé e calcanhar geralmente é mais intensa pela manhã e nas primeiras passadas após se levantar de longos períodos sentado/deitado, quando não se tem nenhum esforço com os pés, mas, costuma aliviar conforme o indivíduo se movimenta pois ocorre um alongamento natural da fáscia plantar com as passadas”, explica.

Tratamentos
O médico Leonardo esclarece sobre o tratamento da Fascite e sugere um método para a prática diária, tanto para o auxílio da cura quanto para a prevenção baseado nos alongamentos. “Ela tem cura, mas, o tratamento é lento, pode levar de algumas semanas até muitos meses , e depende do paciente realizá-lo corretamente para não esforçar mais a fáscia. Os métodos variam de procedimentos caseiros, utilização de remédios, analgésicos ou anti-inflamatórios, fisioterapia, acupuntura, uso de órteses noturnas e até tratamentos mais recentes como a terapia por onda de choque. A grande maioria dos pacientes se beneficia com o tratamento conservador, o tratamento com cirurgia é exceção e não garante bons resultados, em alguns casos também podem ser realizadas infiltrações locais com medicamentos analgésicos.
O método caseiro é fazer o alongamento dos pés, reservar um tempo do seu dia para essa prática. Mas, o ideal é procurar um Ortopedista para auxiliar durante o tratamento e dar o diagnóstico exato de uma Fascite”.

 

Leonardo B. Kowalesky
Ortopedista e
Traumatologista
CRM 137295