Dor lombar: como a fisioterapia pode reverter esse mal

A dor lombar ou lombalgia é uma das afecções que mais incapacita o ser humano, “apresentando-se de forma súbita, intensa e prolongada, e afeta cerca de 70 a 80,5% de ambos os sexos, na fase mais produtiva de suas vidas”, explica Janaina Rosa P. da Silva, Fisioterapeuta.
A especialista explica que a dor lombar pode ser por várias causas, “por desequilíbrio entre a carga e a capacidade funcional, por condições congênitas, ou seja, que está presente desde o nascimento, por processos degenerativos, que está ligada a idade, por processos inflamatórios, infecções, tumorais e mecânico – posturais”.
Dentre os vários fatores ligados à dor lombar está a instabilidade segmentar e a fraqueza muscular. “Esses dois últimos fatores, são uma consequência da fraqueza dos músculos responsáveis por dar estabilidade e controle da coluna, os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril, conjunto de músculos conhecido como CORE”, esclarece.

Como a fisioterapia atua?
“A fisioterapia entra atuando em toda sua extensão, pois, a coluna lombar é a área do nosso corpo que mais recebe

Dra. Janaina Rosa P. da Silva
Fisioterapeuta
CREFITO-3/267434-F

descarga de peso, uma vez que é responsável por promover suporte para o tronco e membros superiores e transmitir o peso desta região para o quadril e membros inferiores”, explica a fisioterapeuta, e ainda completa que “uma abordagem fisioterapêutica individualizada, que visa reverter através dos recursos fisioterapêuticos e exercícios, o ciclo vicioso da dor lombar, proporcionando alívio dos sintomas e melhor qualidade de vida”.