Dor no quadril na criança pode representar sinovite transitória

Sintomas surgem após uma infecção viral e incluem dor dentro da articulação do quadril

A dor no quadril na criança é um motivo comum de consultas médicas e, muitas vezes, representa um desafio diagnóstico, isso porque pode estar relacionada a inúmeras causas.
A Sinovite Transitória do Quadril (STQ) é a causa mais frequente de dor no quadril infantil. É uma afecção benigna, autolimitada, de origem desconhecida e representa cerca de 90% dos casos de dor no quadril na criança. Mais da metade dos casos apresenta antecedente de infecção do trato respiratório superior (cerca de duas a três semanas antes do início dos sintomas) ou trauma leve. A idade de acometimento varia de 18 meses a 13 anos, mas concentra-se, principalmente, na faixa de 3 a 8 anos.
Além da dor, que pode ser aguda ou lenta e progressiva, e aparecer em qualquer região da articulação do quadril ou em áreas próximas a ela – como a dor no joelho ou a dor na perna –, a criança pode se queixar de alguma dificuldade na hora de realizar movimentos básicos, como caminhar, trocar de roupa e se deitar. Vale reparar também se a criança está mancando ou evitando apoiar um dos membros inferiores no solo.
A grande diferença da Sinovite Transitória do Quadril para outros tipos de doença que acometem a articulação do quadril e causam dores parecidas é que, na maioria dos casos, na Sinovite, o estado geral da criança permanece normal, sem febre, perda de apetite ou abatimento. Pode haver, em poucos casos da doença, no máximo, uma febre baixa.
Geralmente, o diagnóstico é feito por exclusão. O médico solicitará exames de imagem como radiografia e ultrassonografia do quadril, exames de sangue, que apesar de não conseguirem identificar a Sinovite são muito úteis para descartar outras possibilidades.
O tratamento da Sinovite costuma ser bem tranquilo. O médico ortopedista irá recomendar que a criança seja mantida em repouso, em uma posição bem confortável, e que evite o máximo possível apoiar os pés no solo. Para auxiliar na dor, podem ser receitados medicamentos analgésicos e até anti-inflamatórios.

Dra. Renata e Dr. Leonardo Kowalesky
Dr. Leonardo Kowalesky CRM 137295
Dra. Renata kowalesky
CRM 140080