Dores na nuca: saiba mais sobre a Cervicalgia

A maioria das pessoas já sentiu dor na cervical em algum momento da sua vida

Afinal, o que é Cervicalgia? Trata-se da dor na região do pescoço, especificamente na parte posterior (nuca), que pode surgir a partir de diversos fatores: tensões musculares, fatores mecânicos, torcicolo, hérnia de disco, artrose, ou mesmo compressões.
A nossa coluna vertebral é dividida em cervical, torácica, lombar, sacral e cóccix. A coluna cervical é a parte mais móvel da coluna vertebral, ela é constituída por 07 vértebras que são conectadas por discos intervertebrais, e eles absorvem os impactos, que são interligados por ligamentos e músculos. As vértebras cervicais dão suporte ao crânio e protegem também a medula espinhal.
A região cervical necessita dos músculos para manter-se estável, e alguns desses músculos reagem como pontos de tensões quando estão sob estresse.
As Cervicalgias são caracterizadas por dores na região do pescoço e ombros, que nem sempre estão ligadas a uma patologia específica, pois, em alguns casos, a dor está relacionada a uma postura inadequada, ou esforço prolongado. As causas mais comuns são as tensões musculares, ocasionadas por posturas incorretas durante o uso dos computadores, tablets e celulares; ao dormir em uma posição errada; movimentos repetitivos olhando para cima ou para baixo; uso de travesseiros inadequados; estresse e fadiga. Já o torcicolo é uma contração involuntária da musculatura do pescoço, que pode ser provocada por um movimento brusco, ou excesso de esforço físico ou durante o sono. No torcicolo, sentimos dor ao movimentar a cabeça para os lados.
Quando a dor está relacionada a uma dessas causas, normalmente, a dor desaparece em poucos dias, devido ao bom suprimento sanguíneo nessa região. Por se tratar de uma região vascularizada, faz com que se tenha um aporte de nutrientes e proteínas.
Dor aguda – surge após uma contratura ou mesmo um trauma e dura, em média, 4 semanas.
Dor crônica – surge de forma gradual e tem duração de mais de 03 meses.
Principais patologias que causam a cervicalgias:
• Hérnia discal: a dor é provocada pelo deslocamento do disco intervertebral.
• Osteoartroses: doença degenerativa, mas, comum em pessoas acima de 50 anos, que é o desgaste das articulações. É comum sentir dor e rigidez no pescoço.
• Artrites: doença que provoca inflamação nas articulações.
• Disfunção Temperomandibular: quando ocorre o desalinhamento nestas estrutruturas; pode comprometer a mobilidade das articulações mandibulares, gerando dor no pescoço e nas faces.
• Tumores benignos ou malignos.
Quando a dor está relacionada com uma patologia, ela pode ser muito intensa e incapacitante.
Sintomas da Cervicalgia:
• Formigamento e fraqueza nos ombros e braços.
• Dor na nuca e dor irradiada para região supraescapular e até mesmo couro cabeludo.
• Diminuição da amplitude de movimento da coluna cervical.
• Sensação de peso e ardência nos ombros e parte alta das costas
• Dor na nuca, que pode se estender para os ombros e braços.
• Desconforto para movimentar a cabeça.
• Formigamento na região do pescoço.
• Dores de cabeça.
• Tonturas.
Tratamentos:
Vai depender das causas da dor. Se for devido a alguma patologia, é necessário diagnóstico médico para melhor conduta, que pode ser medicamentosa, fisioterapêutica (na fisioterapia, encontramos vários recursos para o tratamento, como terapias manuais e motoras, eletroterapia, quiropraxia e osteopatia). Ainda dentro da fisioterapia, temos o Pilates, que trabalha fortalecimento e alinhamento postural.
No Pilates, existem exercícios específicos para a coluna cervical. Os exercícios visam fortalecimento e alongamento dos músculos que compõem a região cervical, bem como a desativação dos pontos de gatilhos, que são dores relacionadas a um músculo ou fáscia muscular. O fortalecimento muscular é essencial para a região cervical para melhorar a amplitude de movimentos cervicais. É importante ressaltar que, para realizar os exercícios, é necessária a supervisão de um profissional especializado.

Dra. Sueli M. de Oliveira
Fisioterapeuta
Stúdio Su Montano
Crefito 139822-F