Doutrina Bíblica – Um

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1Tm 4.16)

O que é doutrina?
1) Definição: À luz da Bíblia, doutrina é o ensino bíblico normativo, terminante, final, derivado das Sagradas Escrituras, como regra de fé e prática de vida, para a igreja, para seus membros. Ela é vista na Bíblia como expressão prática na vida do crente. As doutrinas da Palavra de Deus são santas, divinas, universais e imutáveis.
2) No Velho Testamento: A palavra “doutrina” vem do latim doctrina, que significa “ensino” ou “instrução”, e se refere às crenças de um grupo particular de crentes ou mesmo de partidários. O Velho Testamento usa a palavra leqach, que vem do verbo laqach, “receber”. O sentido primário é “o recebimento”. Aparece com o sentido de “doutrina” ou “ensinamento”, como lemos “goteje a minha doutrina como a chuva” (Dt 32.2); “a minha doutrina é pura” (Jó 11.4); “pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei” (Pv 4.2). com o passar do tempo a palavra veio significar o ensino de Moisés que se encontra no Pentateuco.
3) No Novo Testamento: As palavras gregas para “doutrina”, são didaque e didaskalia, que significam “ensino”. Essas palavras transmitem a ideia tanto do ato de ensinar como da substância do ensino. A primeira aparece para indicar os ensinos gerais de Jesus: “E aconteceu que, concluído Jesus este discurso, a multidão se admirou da Sua doutrina” Mt 7.28. “Jesus respondeu e disse-lhes: A Minha doutrina não é Minha, mas daqueles que Me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade Dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se Eu falo de Mim mesmo”, Jo 7.16-17.
4) O sentido teológico: A mesma palavra aparece para “doutrina dos apóstolos” (At 2.42), que parece ser uma indicação das crenças dos apóstolos. A segunda tem o mesmo sentido e aparece em Mateus 15.9 e Marcos 7.7. É, portanto, nas epístolas pastorais que elas aparecem com o sentido mais rígido de crenças ou corpo doutrinal da igreja- a Teologia propriamente dita.
A doutrina bíblica sempre está ligada a teologia sistemática, o conjunto de doutrinas que tem diversos assuntos, a teologia sistemática resume a verdade de crenças de um grupo (como cristianismo, por meio de um sistema organizado de pensamento desenvolvido em determinado âmbito cultural ou intelectual.
Uma ordem sistemática comum na teologia cristã começa em Deus e Sua revelação, seguindo pela criação e a queda do homem no pecado, a obra salvadora de Deus em Jesus, e por meio Dele, o Espírito Santo como agente da salvação pessoal, a igreja como comunidade redimida do povo de Deus e finalmente o objetivo, conduzindo ao final dos tempos, à volta de Jesus. Compreendemos claramente que a doutrina bíblica está ligada diretamente a teologia sistemática, é inseparável, no que diz respeito da doutrina bíblica, seja sobre arrebatamento, justificação, etc.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana
COSMÓPOLIS-SP