O entrevistado desta semana é o Cirurgião Dentista Dr. João Netto, carinhosamente conhecido como “Netto”. Ele demonstra bastante amor pela profissão e por cuidar de pessoas, além de valorizar o relacionamento interpessoal. Ele também ama a família: sua esposa Letícia Peloso e seu filho, Luigi Cesário, são tudo na vida dele.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Há quanto tempo você mora em Cosmópolis?
DR. NETTO: Moro em Cosmópolis há 20 anos.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Como foi a escolha da sua profissão? Por que você fez essa escolha?
DR. NETTO: Escolhi por ser uma profissão liberal, e também por ter o privilégio e o prazer de cuidar de pessoas… Eu gosto de gente, valorizo a relação humana.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Se você não tivesse seguido essa profissão, qual outra você acha que seguiria?
DR. NETTO: Não me vejo fazendo outra coisa, mas, com certeza, seria algo relacionado à saúde.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Qual é a sua lembrança mais forte da infância?
DR. NETTO: Passei uma infância muito alegre, feliz e saudável, em contato direto com a natureza, brincando com primos e amigos que cultivo até hoje, com muita estima e apreço.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Você tem um hobby? Qual é?
DR. NETTO: Meu hobby é moto. Sempre gostei muito de moto, e tive a minha primeira com 12 anos. Recentemente, fiz 50 anos de idade e continuo gostando.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Qual é o seu maior medo?
DR. NETTO: Sinceramente? Não sinto medo de nada. Eu acredito no acaso: lugar certo na hora certa, lugar errado na hora errada.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Qual foi a melhor viagem que você já fez?
DR. NETTO: Na década de 80, eu e minha família saímos de Goiás e fomos conhecer o nordeste. Fizemos isso por cinco anos seguidos, sempre de caminhonete, com as crianças, dormindo em colchões, comendo lanches, parando nos lugares e conhecendo tudo… Foi inesquecível.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Diante das dificuldades da vida, qual é o jeito correto de agir, para você?
DR. NETTO: As dificuldades fortalecem, as facilidades acomodam. Insistir, sempre; desistir, jamais!
GAZETA de COSMÓPOLIS: Em sua opinião, o que falta nas pessoas para termos um mundo melhor?
DR. NETTO: Faltam perdão, amor ao próximo, educação, respeito, princípios, cultura, gentileza, generosidade, caridade, reciprocidade, pró-atividade, bom humor, sorrisos, elogios espontâneos, espírito coletivo, honestidade consigo mesmo e com os outros, paciência, consciência, valorização das famílias, das minorias… lealdade aos amigos, bons exemplos aos filhos, cumplicidade conjugal, tolerância às adversidades e desapego aos bens materiais. Estão muito em falta o ‘muito obrigado’, ‘bom dia’, ‘boa tarde’, ‘boa noite’, mesmo para aquelas pessoas que você não conhece. São essas prerrogativas que promovem as boas relações humanas e, consequentemente, um mundo melhor.
GAZETA de COSMÓPOLIS: Um sonho que ainda não realizou:
DR. NETTO: Fazer uma longa viagem de moto com meu estimado pai… Talvez, a Rota 66, saindo de Chicago sentido Los Angeles, e ainda saindo um pouco da rota e passando por Las Vegas, 4.500 km numa Harley Davidson! (risos)
GAZETA de COSMÓPOLIS: Considerações finais ou frase/pensamento final.
DR. NETTO: Uma frase própria: “a felicidade se encontra nos detalhes”.