Dr. Paulo Cezar esclarece as principais dúvidas sobre os dentes do siso

Veja os cuidados com os dentes do siso, quando é necessário extraí-lo e tudo que devemos nos atentar

São raros os casos de pessoas que não possuem os dentes do siso. O seu nascimento é muito comum em indivíduos entre 15 e 25 anos e, muitas vezes, ele pode ser um problema. Doutor Paulo Cezar, clínico geral e especialista em ortodontia, esclarece as principais dúvidas sobre os dentes do siso. Confira.

Todo mundo tem os quatro sisos?
Nem todos os pacientes têm os 4 dentes do siso. Podemos diagnosticar a presença de 1 até 4. Em alguns pacientes, verificamos a ausência total deles, que são casos raros.

É preciso extraí-lo em qualquer circunstância?
Na maioria das vezes, a extração do siso, ou dos sisos, está indicada quando existe algum risco aos dentes adjacentes, ou quando a higienização no local está sendo dificultada. O acúmulo de resíduos ao redor desses dentes causa inflamações, deixando a gengiva bem dolorida.

O siso pode interferir no alinhamento da arcada dentária?
O siso não interfere na movimentação dos dentes da frente. Isso é um mito. Os dentes se movimentam por outros motivos.

É possível retirar os quatro sisos de uma vez?
É possível, sim, extrair os 4 dentes do siso na mesma cirurgia. Quando eles estão bem posicionados ou se já terminaram de nascer, existe a possibilidade de tirar os 4.

O dente do siso precisa ser retirado na adolescência?
Não. Somente quando o siso está dificultando a erupção ou movimentação de algum dente vizinho.

Se ele não for retirado na adolescência, há riscos em fazer isso na fase adulta?
Não existem riscos de tirar na fase adulta, desde que seja bem indicada a extração. Alguns sisos se formam próximos a estruturas importantes, como alguns nervos. Nesses casos, existe, sim, o risco de algum tipo de lesão a essas estruturas. E, dependendo do risco, é melhor não fazer a cirurgia.

Caso uma pessoa não precise tirar o siso, precisará ter cuidados especiais com ele?
O siso é um dente como os outros. Deve ser higienizado corretamente. Porém, por estar numa região bem posterior da boca, exige, sim, mais cuidados com a sua higienização.

Por que, entre quem ainda tem o siso, muitas vezes, vem uma dor e depois some?
Os sisos que nascem totalmente, muitas vezes, ficam com uma gengiva mais alta ao seu redor. E, quando isso ocorre, há um acúmulo de resíduos de comida sob essa gengiva, ocasionando inflamações e dores. Quando desinflama, aí para de doer. Isso se torna um processo crônico, de inflamar e desinflamar. Nessa situação, melhor fazer a extração do dente.

Negligenciar a dor pode ser um problema?
A dor sempre é um sintoma de alerta. Negligenciar a dor pode trazer problemas maiores. Se está doendo a região do siso, indicamos consultar um cirurgião dentista para avaliar o motivo da dor e assim aplicar o procedimento necessário.

Dr. Paulo Cézar
Clínico geral e Especialista em Ortodontia
CROSP 102821
Clínica Dentista para Todos
F. 3812-5060