Drenagem linfática é a técnica que auxilia na melhor circulação sanguínea

Conhecida como drenagem linfática, a técnica de terapia corporal auxilia, otimiza e facilita a circulação da linfa e a expulsão desta, junto com microorganismos e substâncias não necessárias ao corpo.
De acordo com a fisioterapeuta Priscilla Espírito Santo, a técnica é aplicada com movimentos ritmicos e de pressão leve, podendo ser feita manualmente ou com aparelhos, tem duração de 30 a 40 minutos (facial) e de 50 minutos a 1 hora (corporal).

Como funciona
“O nosso corpo possui o chamado ‘sistema linfático’, que é constituído por uma rede de vasos responsáveis por levar para a corrente sanguínea o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos (linfa). Portanto, quando dizemos que o nosso corpo está ‘inchado’, na verdade, isto se deve, ao acúmulo de fluidos dos tecidos e dos órgãos que não foram reabsorvidos pelo nosso corpo”, explica Priscilla.

Objetivo da drenagem
A drenagem surte efeito na estimulação do sistema linfático de forma mais acelerada, para drenar líquidos acumulados que precisam ser eliminados.

Benefícios
Dentre os vários benefícios do método, a fisiologista destaca a eliminação de toxinas, o aumento da absorção de nutrientes necessários ao corpo, a redução do inchaço (edema) e, consequentemente, redução de medidas. “Além disso, acelera o processo de cicatrização e reabsorção de hematomas, assim como reduz e melhora no aspecto da celulite”, enfatiza.

Priscila Espirito Santo
Fisioterapeuta pela Universidade Cruzeiro do Sul
Clínica Previna

Indicações
A drenagem linfática é recomendada para casos de inchaço (ou edema), assim como inchaço no período gestacional. “Ela melhora a circulação sanguínea de locais comprometidos, além de ser um ótimo tratamento para períodos pré e pós cirúrgico, pós lipoaspiração, celulites, etc.”.

Apesar disso, o processo é contra-indicado para indivíduos portadores de infecções agudas, flebites e tromboflebites, cânceres diagnosticados e em atividade, assim como insuficiência cardíaca, hipotensão arterial e hipertireoidismo não tratado.