Driblando a TPM e mantendo a rotina de treinos

Sintomas físicos e psicológicos podem atingir até 80% das mulheres

Ednéia Jacques
Personal Trainer,
Bacharel em Ed. Física
Pós-graduada em treinamento esportivo e especialista em treinamento feminino – (19) 99954 1469

TPM, sigla usada para abreviar o termo Tensão Pré-Menstrual. A TPM é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que acometem mais de 80% das mulheres em fase reprodutiva.

Normalmente, esses sintomas surgem uma semana antes do início da menstruação. De acordo com algumas pesquisas, eles chegam a duzentos.

Os principais deles são: ansiedade, irritabilidade, oscilação de humor, introversão, insônia, compulsão alimentar, dor de cabeça, inchaço, seios doloridos, acne, fadiga etc… um verdadeiro turbilhão para nós simples mortais.

A boa notícia é que podemos passar por esta fase com mais tranquilidade quando optamos pela prática regular de exercício físico. Um estilo de vida mais ativo pode amenizar ou até mesmo combater todos esses sintomas.

Uma dica é dar ênfase às atividades aeróbicas (caminhada, corrida, bike, dança, natação etc…). Não que os exercícios resistidos não sejam importantes nessa fase, mas as atividades que geram grande consumo de oxigênio contribuem para a produção dos hormônios do bem-estar (endorfina, dopamina e serotonina) e diminuem a produção do hormônio responsável pelo estresse (cortisol).

A prática de exercício físico nesse período traz diversos benefícios para a mulher, dentre eles, a diminuição ou até mesmo a extinção dos sintomas. Uma forma de driblar a TPM e continuar treinando é adaptar os treinos nesse período, reduzindo volume, intensidade e carga. Exemplo: Se você está habituada a treinar noventa minutos, reduza para quarenta e cinco; se usa uma carga de 50 quilos no agachamento, reduza para 25 quilos; se a tua série é de 20 repetições, reduza para 10.

Vale enfatizar que “fazer pouco ainda é melhor do que não fazer nada”.
Mas o grande aliado das mulheres nesse período são os exercícios aeróbicos por serem percussores na produção do hormônio do bem-estar e por serem mais fáceis de serem praticadas.
Fica a dica, tire proveito dos benefícios da prática regular dos exercícios físicos, mesmo estando no período menstrual.