É hora de aprender a escrever!

Apesar da “invasão” das telas e tudo ser feito a um “touch”, escrever a mão é um dos aprendizados mais sofisticados feitos pelo cérebro. Assim, brincar, desenhar e escrever podem ser feitos a partir do momento em que a criança demonstrar interesse.
A escrita ocorre após a aquisição da leitura, porque é mais rápido a criança aprender a ler do que escrever. Para que a alfabetização ocorra de maneira efetiva é necessário apresentar a letra, o som e todas as combinações de maneira progressiva.
Aí vem a pergunta: é regra aprender a letra de forma antes da cursiva? Depende da proposta metodológica da escola. A letra de forma é independente, o que facilita o aprendizado. O mais importante na prática da letra cursiva é a movimentação correta do traçado.
Os pais podem e devem incentivar e oferecer material para que aconteça essa escrita. Deixe que seu filho faça a lista do mercado, de uma receita, de um cartão para alguém especial. A criança precisa entender o que está fazendo e para que serve a escrita.

Fabiana R. Dester
Pedagoga e psicopedagoga, Professora de OPEE – Orientação Profissional, Empreendedorismo e Empregabilidade (sob a orientação de Léo Fraiman) no Colégio Objetivo Cosmópolis