@ E-mail: saiba enviar para conseguir emprego

Acompanhe dicas do que fazer para ser contratado

Com a internet, ficou mais fácil o caminho para se conquistar um emprego. Sem desperdício de tempo e dinheiro, buscar uma recolocação se tornou um pouco mais cômodo, com a facilidade de se inscrever em sites de empregos, consultorias, PATs (Posto sde Atendimento ao Trabalhador) e outros, sem sair de casa. Um dos processos mais fáceis para se mandar um curriculum é o e-mail, porém, alguns cuidados devem ser observados:
– UTILIZE UM E-MAIL PARA FINS PROFISSIONAIS: Muitos curriculuns que chegam para os recrutadores são barrados por conterem e-mails de nomes indesejáveis para fins profissionais: exemplo: gatinhamanhosa, safadao, e outros do gênero. Lembre-se que seu curriculum será vinculado a várias empresas:
– SALVAR EM PDF– salve seu curriculum em PDF para sua maior segurança. Geralmente, os curriculuns têm extensão docx (Word), mais utilizada para as empresas, porém, outras empresas, principalmente, no ramo de propaganda, publicidade ou arte final, pedem curriculuns em Corel, Power Point, Photoshop e outros. Nesse caso, além do curriculum, devem ser anexados trabalhos realizados na função.
– DEFINIR O ASSUNTO DO E-MAIL: é de suma importância definir o assunto do e-mail, pois, quando uma empresa divulga o nome da vaga, geralmente, define uma sigla ou o próprio nome da vaga. Por exemplo: ADM 1. Quando a empresa divulgar esse tipo de sigla, você deve ser direto:
Assunto: ADM 1, não coloque palavras antes ou depois da sigla. Alguns sistemas barram automaticamente o recebimento do curriculum e você nem saberá se seu curriculum chegou ao destinatário, ou seja, só coloque a sigla e mais nada.
– Texto de saudação com o destinatário: O que mais recebemos nos curriculuns por e-mail, são envios de curriculuns sem saudação nenhuma. Temos que lembrar que o sistema é eletrônico, porém, existe uma pessoa física que está recebendo o referido e-mail. Então, é importantíssimo fazer uma saudação a quem o recebe:
Ex.: Bom dia, Prezados Srs(a): (quando não se sabe quem está recebendo)
Segue meu curriculum para sua apreciação
E me coloco à inteira disposição para uma futura entrevista.
Grato.
Fulano de tal.
Esse texto é muito importante para uma interação com a pessoa que está recebendo seu curriculum. Caso você saiba o nome, seja direto e envie aos cuidados dessa pessoa.
– AGRADECIMENTO:
Agradecer o recebimento do curriculum é sempre muito bom, seja cortês, educado, gentil. Dessa forma, você vai conseguir ser um diferencial entre tantos candidatos. É uma ótima oportunidade de manter uma relação de “amizade“ e também exercer seu network (rede de relacionamentos).
– ENVIAR CURRICULUM FORA DO PERFIL
Quando visualizamos um anúncio de vagas de emprego, pedindo uma função específica, não adianta você descobrir o e-mail e mandar seu curriculum fora da vaga solicitada. Isso é “queimar“ seu curriculum. Lembre-se que a empresa está fazendo um processo de seleção para a referida vaga. O que você pode fazer é anotar esse e-mail e, em um outro momento, enviar o curriculum, sempre colocando no assunto o nome da vaga a que você está se candidatando.
Envie um curriculum bem elaborado, com informações verdadeiras e precisas. Cuidado para não ser muito breve nas suas aptidões e também não faça exageros. Não minta, não invente aptidões que você não tem, somente para conseguir o emprego. Lembre-se que caso você seja contratado, irá executar o trabalho que supostamente você disse que sabia fazer. Muito cuidado com esse tipo de atitude. Aproveite a internet e busque empregos, e se prepare também para entrevistas virtuais. Sucesso para você!