É mais fácil perder peso no frio? Mito ou verdade?

O clima gelado favorece infecções respiratórias e, para minimizar esse problema, procure realizar a respiração nasal durante os exercícios

As partes do corpo que mais sofrem com o frio cortante são mãos, pés e cabeça. Cuidado com exercícios ao ar livre. “Proteja-as para minimizar a perda de calor. Os homens têm tendência a ter mãos mais frias. Já as mulheres costumam sofrer com dores de ouvido. Então, não dispense luvas e gorros ou faixas que cubram as orelhas”, aconselha Saulo Santos, Fisiologista do Exercício e Personal Trainer.
Saia de casa agasalhado (com uma calça mais quente em cima do short ou do legging, por exemplo) e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo. E use modelos apropriados.
A variação súbita da temperatura é outro agravante. Cuidado com exercícios ao ar livre. Conhecida como choque térmico, a transição de um ambiente muito aquecido para um lugar mais frio pode desencadear alterações cardíacas.
O clima gelado favorece ainda infecções respiratórias. Para minimizar os problemas, procure realizar a respiração nasal durante a prática esportiva, fazendo com que o ar chegue aquecido aos pulmões. “Alertamos sobre a importância da hidratação antes, durante e depois do exercício. A temperatura fria diminui a percepção de sede. Muita gente chega para treinar desidratada e isso não é bom”, enfatiza Saulo.
Após o treino, para esquentar, há quem busque o conforto em uma bebida quentinha. “Cuidado apenas com alguns tipos de chás e com o café, que são diuréticos e podem desidratar ainda mais”, diz Saulo.
Uma excelente notícia para não desistir do treino no frio é que, pela necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentam – o que faz com que o corpo gaste mais energia mesmo em repouso. “E os resultados são fantásticos para Emagrecimento! No inverno, onde temos melhores resultados para sistema imunológico, rendimento físico, qualidade de sono, o treino fica mais confortável, afasta depressão, mas esteja bem hidratado, malhe e mande o frio embora”, finaliza Saulo.

Saulo Santos – Fisiologista do Exercício e Personal Trainer
CREF: 052505-G/SP
Studio Saulo Santos – Rua Campinas, 534, Centro
Cosmópolis
Telefone: (19) 19 99185 7960