É muito importante começar a praticar exercícios desde cedo

Esportes auxiliam no desenvolvimento da socialização, autoestima e da saúde

Em uma era marcada pelo intenso avanço tecnológico, as crianças nascidas na última década sempre estiveram familiarizadas com aparelhos, como celulares, computadores e tablets.
Pode ser considerado um privilégio crescer em meio a tanta facilidade no acesso à informação, entretenimento e diversão, porém, as novas gerações andam perdendo partes básicas e muito importantes de uma infância considerada “comum” pelos mais velhos, marcada pela socialização, práticas de esportes e brincadeiras ao ar livre.

Para Evandro Luiz Silva, treinador da Escolinha de Futebol do Flamengo, em Cosmópolis, o esporte é muito importante para a integração na infância. Pois, por meio dele, as crianças melhoram a autoestima, aprendem a conviver em grupo e até desenvolvem características de liderança.
“Um dos fatores é a socialização, de eles estarem interagindo com outras crianças, sem contar com a parte motora, física, de emagrecimento. Um dos meninos chegou lá (na escolinha) pesando 120 kg, o uniforme não servia nele. Hoje, ele conseguiu perder 20 kg, já tem uniforme… E isso para a criança, para o jovem, não tem preço que pague. O quanto mais cedo, melhor.
Na minha época, quando tínhamos 5 anos, já começávamos a praticar esportes, porque isso nos tirava da rua, não tinha tanta tecnologia que nem tem hoje. Hoje, o que mais tira o foco das crianças é o celular, a tecnologia. Então, o quanto antes eles praticarem esportes, mais rápido vão estar se socializando”, diz Evandro.

Para o Personal Trainer, Saulo Santos, começar a praticar exercícios ainda pequeno vai ajudar no desenvolvimento de diversas capacidades que serão ainda mais importantes ao longo de seu amadurecimento.
“Ter uma alimentação saudável, beber água adequadamente, dormir bem e se exercitar são bons hábitos de vida que ajudam a prevenir doenças e a ter uma melhor qualidade de vida. Muitos adultos sofrem quando precisam inseri-los no dia a dia porque tais mudanças podem ser desafiadoras.
Por esse motivo, quanto mais cedo eles fizerem parte da rotina, mais fácil será mantê-los.
Estimular as crianças a praticar exercícios ou esportes pode ser o pontapé inicial para ensiná-las sobre a importância de um estilo de vida saudável. E pais têm que ser exemplos!”, afirma
Saulo.
Ele ainda acrescenta que “atualmente, vivemos na era do sedentarismo. A era da tecnologia favorece que crianças e adolescentes passem horas do seu dia usando computadores e brincando com videogames. Não se pode descartar também a falta de segurança como outro fator que favorece o sedentarismo. Antes, crianças e adolescentes praticavam atividades físicas na rua por meio de jogos e brincadeiras que foram praticamente extintos. No entanto, essa ausência de exercícios pode causar consequências, como aumento de peso, desvios posturais, risco de doenças, onde 70% das doenças que mais matam no mundo inteiro estão relacionadas ao estilo de vida e são diretamente provocadas pela obesidade.
As políticas públicas precisariam incentivar com esportes, todos os dias, entre diferentes modalidades, entre outros, mas, infelizmente, isso não acontece. O sistema é muito fraco.
No setor privado existe, mas, sabendo da importância, acho que deveria ter mais projetos em esportes nas escolas ou outros locais e um incentivo fiscal para isso também, com participação de empresas. Devido à dificuldade de encontrar locais que promovam um trabalho especializado para determinada faixa etária, alguns pais têm investido em profissionais de educação física especializados, que atuam como personal trainers para crianças e adolescentes, realizando um trabalho individual ou até mesmo em grupo.
Esses profissionais estão aptos a reproduzir o que era feito antigamente, mas de forma organizada, lúdica e com um objetivo específico: respeitar as condições de cada um.
Meu filho Matheus, desde os 6 meses, já pratica natação. Gosta de bike, patinete, futebol, esportes com raquetes, corridas, enfim, eu, como pai, amo esportes, desde criança fiz esportes e, hoje, com quase 40 anos sou saudável. Meu estilo vida é esse e meu filho, com certeza, vai seguir. A palavra empolga, mas, o exemplo ensina!”