É muito importante que as crianças respirem corretamente

É muito importante verificar se a criança respira pelo nariz, pela boca, ou ainda, se usa os dois

Rosiane Silva Fonoaudióloga Infantil CRFa 2-20570 Tel.: 99349 4421

O frio chegou! E com ele os pequenos sofrem com os resfriados e crises alérgicas, não é mesmo? Aqui vão algumas dicas para colaborar com a respiração nasal da criança. É muito importante verificar se a criança respira pelo nariz, pela boca, ou ainda, se usa os dois.
Para isso, peça para ela selar os lábios (fechando a boca levemente, sem colocar força) e veja se consegue manter por dois minutos. Se não conseguir, a criança pode estar utilizando a boca como apoio. Este movimento também serve como um ótimo exercício para treino, a criança pode ser auxiliada com algum palito para segurar com os lábios, ou passar algum alimento entre eles para melhorar a sensibilidade.
Podemos também pedir para a criança inspirar (puxar o ar) e soltar levemente em sons seguidos de S, com o sorriso esticado, o ar deve sair devagar e pausadamente entre os dentes.
Os treinos também podem ser feitos tampando uma narina por vez! Lembrando também que é fundamental hidratar o nariz todos os dias com lavagem, fazer nebulizações e inalações com soro fisiológico, que pode ser levemente aquecido. O tratamento da respiração oral é feito com o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo em conjunto!