“É Natal, Deus Se fez um de nós”

Um menino havia perdido o pai num desastre de automóvel. Ele sentia muita falta do pai e, volta e meia, ficava parado diante do retrato do pai na sala, contemplando-o com carinho e saudade.Aproximava-se o Natal e sua mãe lhe perguntou: “O que você gostaria de receber neste Natal?”
O menino chegou perto do retrato do pai e disse, com lágrimas nos olhos: “Gostaria que papai descesse deste quadro e passasse o Natal conosco”.
Este desejo do menino, em proporções bem maiores, Deus cumpriu no primeiro Natal. Deus desceu a terra, na pessoa de Seu Filho Jesus, para habitar e estar com os homens, Deus Se fez um nós. Jesus, o Emanuel, veio ficar conosco, Deus Se fez um de nós, trazendo-nos paz, alegria e salvação eterna.
Houve um tempo em que Deus morava com os homens. Foi logo no início, na criação do mundo, antes do homem cair em pecado. Naquela ocasião, Deus andava com os homens, conversava com eles e passeava com eles. Mas, com a queda em pecado, Deus deixou de andar e passear com eles. Os homens foram expulsos da presença de Deus. Entretanto, Deus não abandonou os homens. Ele lhes prometeu um Salvador. Este viria ao mundo e voltaria a morar com os homens.
Deus cumpriu Sua promessa. Ele enviou o Salvador nascido da virgem Maria. Por isso, quando o anjo anunciou a José que a sua esposa Maria teria um filho, também disse qual o nome que Ele deveria receber: “Emanuel”, que quer dizer Deus Conosco, Deus Se fez um de nós.
Quando Jesus veio ao mundo naquele primeiro Natal, Deus voltava a habitar entre os homens. Por isso, o apóstolo João diz: “A Palavra Se tornou um ser humano e morou entre nós, Cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da Sua natureza Divina, natureza que Ele recebeu como Filho Único do Pai” (Jo 1.14 NTLH SBB). Jesus, como o Verbo de Deus, viveu 33 anos com os homens, Deus Se fez um de nós. Nesse tempo todo, Ele conversou com os homens, ensinou os homens e ajudou os homens.
Hoje, Jesus não está mais visivelmente entre nós. Ele voltou para os céus. Mas, nos deixou a promessa de que estaria conosco com o Seu Santo Espírito até o fim dos séculos. Ele está conosco para nos guardar, orientar, proteger e nos salvar de todos os pecados. Haverá, entretanto, um dia em que Jesus voltará a estar conosco pessoalmente. Isso vai acontecer no fim dos tempos; nesta ocasião, Deus voltará a morar com os homens. Não haverá mais separação entre Deus e os homens. Não haverá tristeza, nem luto e nem dor.
É por isso que nós celebramos o Natal. É por isso que nos alegramos no Natal. É que no Natal Jesus veio morar conosco, Ele veio consertar este mundo, Ele veio nos trazer a esperança de um novo mundo, um mundo perfeito e melhor: o novo céu e a nova terra.

 

Rev. LINDOLFO PIEPER (in memorian)
Alterações e atualizações:
Rev. AILTON P. SANTOS
Pastor da Paróquia Evangélica Luterana Paz – Cosmópolis