É possível manter relacionamentos duradouros?

“Qual frase você gosta mais? ‘Viveram felizes para sempre’ ou ‘Que seja eterno, enquanto dure?’ Reflita e busque dentro de si a resposta que faz mais sentido, que acredita ser mais ‘verdadeira’. Viveram felizes para sempre nos remete aos finais de vários contos de fadas, mas será que realmente é possível viver feliz para sempre?”, questiona a Coach Cleide Sampaio.
Para ela, a harmonia no relacionamento, seja entre pais e filhos, amigos, namorados, cônjuges e outros, não depende do “viveram felizes para sempre”, e sim, de “como eles ESCOLHEM cuidar das suas diferenças. Antecipa que não há harmonia eterna, mas pode haver, sim, o desejo de renovar a relação e, após períodos críticos, voltar ao estágio de harmonia, e, consequentemente, superar as diferenças, avançando, assim, mais uma etapa em busca da construção de um relacionamento duradouro.
Estamos em uma sociedade moderna, onde podemos com facilidade ‘trocar’ nossos bens materiais por outros novos, que são mais atuais, mais bonitos e modernos, etc. Mas, será que podemos ‘trocar’ nossos principais relacionamentos?”, questiona.
“Faça um teste, pergunte para a sua mãe se ela trocaria você por um filho mais bonito ou mais inteligente. Supostamente, a resposta será não… Desta forma, qual é a fórmula mágica para manter nossos relacionamentos e sairmos da era do ‘amor líquido’ carregada de fragilidade e insegurança?”, continua.
Na construção de um relacionamento duradouro, não existem “atalhos”, a própria palavra “duradouro” nos remete a transcorrer o caminho do tempo e construir este caminho requer escolhas diárias e muita dedicação.
O medo de sofrer ou ter que conviver com a solidão faz com que as pessoas evitem os relacionamentos duradouros, pois, ilusoriamente acreditam que não “apegar-se profundamente” a uma pessoa será a solução para suportarem fortes ao término de seus relacionamentos e assim escolhem viver no contexto da segunda frase “’Que seja Eterno enquanto dure’, levando-os a não se entregarem por completo aos seus relacionamentos. Você acredita que um relacionamento pode ser duradouro quando uma das partes relaciona-se parcialmente?”, comenta Cleide.
Por fim, a Coach afirma que um dos grandes segredos para construir relacionamentos duradouros é RENOVAR SEMPRE. “E quando digo renovar, não estou me referindo a ‘substituir’, e sim, a ‘Torná-lo Novo’, ‘Melhorá-lo’”, acrescenta.
E sugere ainda que o passo inicial para esta renovação seja “cuidar do seu parceiro (ou amigo, pais e filhos) da mesma forma como VOCÊ gostaria de ser cuidado por ele”. Ela reforça ainda que é preciso adequar constantemente os relacionamentos às mudanças que forem surgindo.