É possível perder a salvação? Não!

O ser humano, quanto à crença, é assim: precisa ver para crer. Isso não é novidade. Após a morte de Jesus na cruz e Seu sepultamento, a notícia de Sua ressurreição corria. Enquanto uns testemunhavam: ‘Vimos o Senhor!’, Tomé, por sua vez, deixou claro: “… Se eu não vir nas Suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no Seu lado, de modo algum acreditarei” (João 20:25).

Foi e continua sendo assim: O ser humano não mudou, pois, “precisa ver para crer”! Quando uma pessoa aceita Jesus como seu Salvador pessoal, ela não O vê, entretanto, O recebe no coração e acredita que seus pecados foram perdoados. Não é uma questão de visão, e sim, de fé. Essa crença leva a uma transformação que muitos veem e se surpreendem.

O salmista disse que estava num poço de perdição e num lodaçal. Clamou ao SENHOR que o tirou de lá e o colocou sobre uma rocha, firmando os seus passos. Ele continua descrevendo a obra de Deus em sua vida, dizendo que Deus colocou em seus lábios um novo cântico e que muitos ao verem tal transformação iriam temer e confiar no SENHOR (Salmo 40:1-3).

O que Deus faz é bom e transformador! O diabo não se conforma com isso, pois o que faz é ruim e destruidor. A obra dele é “roubar, matar e destruir”(João 10:10). Uma das coisas que esse inimigo de Deus faz é seduzir as pessoas para que acreditem na mentira. Ele enganou Eva no jardim do Éden. Quando ele lhe disse “…É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim” (Gênesis 3:1) era uma mentira, pois, o que Deus havia dito era “De toda árvore do jardim comerás livremente, mas, da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás…” (Gênesis 2:16-17).
Entre o que o diabo falou e o que Deus disse não era a mesma coisa. A mulher e o homem preferiram acreditar na mentira. Continua sendo assim. Aparece alguém dizendo: “Ninguém tem certeza da salvação ou o salvo pode perder sua salvação”, e, infelizmente, muitos, em vez de acreditarem no que Deus diz, preferem acreditar na mentira, e mentira tem um pai, que é o diabo.

Jesus disse: “…Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). Ao me perguntarem “o crente perde a sua salvação?”, menciono a Palavra de Deus que diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” ou “Em verdade, em verdade, vos digo: quem ouve a Minha palavra e crê Naquele que Me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 3:16 e 5:24).

A salvação NÃO é algo temporário, e sim, eterno. Deus NÃO fala de algo passageiro, e sim, de algo eterno, para sempre! Um dos versículos mais mal interpretados é: “Aquele, porém, que PERSEVERAR até o fim, esse será salvo” Mateus 24:13 – Esse versículo está num contexto escatológico, ou seja, a igreja de Cristo já não estará aqui nesta época da grande tribulação, pois, os verdadeiros cristãos serão arrebatados antes da tribulação (Leia I Tessalonicenses 4:13-18). CUIDADO COM A MÁ INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS!

Na realidade, espiritualmente, a situação é a mesma. O apóstolo João, ao falar de Jesus, disse: “Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem em Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João.1:12-13).
Ele está falando de um nascimento espiritual que acontece pela vontade de Deus. Um dia, ouvi a palavra de Deus afirmando que Jesus Cristo morreu na cruz para salvar os pecadores. Reconheci que era pecador e cri que a obra realizada por Jesus era suficiente para a minha salvação. Pela misericórdia e graça de Deus, fui salvo, não necessitando de mais nada para completar minha salvação.

Quanto a este nascimento espiritual, ninguém neste mundo pode destruir tal filiação. Esta filiação tem o caráter de eternidade, porque Deus é eterno e foi Ele quem disse: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão”(João 10:28). Alegro-me porque a salvação não é algo do homem, e sim, de Deus. E tudo está fundamentado na Sua Palavra, a Bíblia.

Deus disse: “Passará o céu e a terra, porém, as Minhas palavras não passarão” (Mt. 24:35). Elas são dignas de confiança e de toda aceitação, pois, NINGUÉM pode invalidar tal Palavra que tem poder transformador e caráter eterno. O homem é falível, mas, Deus não! ACREDITE! O VERDADEIRO CRISTÃO QUE PELA FÉ CREU EM JESUS, SERÁ SALVO, POIS É PROMESSA DO PRÓPRIO DEUS!

 

Pr. Devair Sampaio
Igreja Evangélica Ação Bíblica
Culto aos Domingos 18:30 horas
Rua: Luiz Manoel de Queiroz, 110