Ectoparasitas em cães e gatos: como tratar?

Os carrapatos têm o cão como seu principal hospedeiro e podem transmitir aos mesmos a doença do carrapato

Ectoparasitas são os parasitas encontrados na superfície externa do corpo do animal, como os carrapatos e pulgas. Estes podem oferecer riscos aos animais e humanos e precisam ser controlados, evitando sua proliferação.
Os carrapatos têm o cão como seu principal hospedeiro e podem transmitir aos mesmos a doença do carrapato. Doença esta que destrói as células do sangue, causando grave anemia. Quadros alérgicos ocasionados pelas picadas dos carrapatos também podem ser observados nos cães.
Para o controle dos carrapatos no ambiente, é importante saber que estes preferem se esconder em locais altos, acima do nível do solo, como quinas de parede, frestas e teto, por exemplo. Além da limpeza no ambiente com produtos adequados, é de extrema importância administrar medicamentos específicos para os pets.
Estas medidas podem ser tomadas tanto para o combate de infestações quanto para a prevenção de novos focos e devem ser sempre orientadas por um médico-veterinário, que prescreverá o melhor medicamento de acordo com peso e idade do cão, para que não haja sub ou superdosagem, o que pode causar intoxicação.
As pulgas podem ter cães e gatos como hospedeiros. A infestação que vemos no corpo do animal representa apenas 5%, que são as pulgas adultas. Os outros 95% são as formas jovens, que se encontram no ambiente onde o animal reside.
As pulgas adultas são capazes de produzir até 50 ovos por dia, eliminando-os sobre a superfície do animal. Conforme o animal anda, esses ovos se espalham pelo ambiente e eclodem no solo, dando origem a larvas que têm preferência por se abrigar em locais escuros e no nível do solo ou abaixo, como tapetes, frestas no piso e vãos. As larvas se transformam em pupas, que podem ficar no ambiente por período prolongado, até seis meses, o que torna difícil livrar totalmente o ambiente da infestação.
Atualmente, existem vários produtos no mercado para o tratamento dos animais acometidos por pulgas, tanto de uso tópico quanto de uso oral, mas é sempre bom usar produtos que sejam recomendados pelo veterinário do seu pet. Assim como é importante usar produtos no ambiente em que o animal vive, já que a maior concentração de pulgas se encontra nele.
Como as pulgas se alimentam de sangue, podem causar quadro de anemia nos animais. As reações alérgicas a picada da pulga também são um quadro bem comum, além de também serem vetores de doenças como a bartonelose, a micoplasmose e verminoses.
Dentre os sintomas que os animais podem apresentar ao estarem com infestações por ectoparasitas estão: coceira, feridas na pele, queda anormal de pelo, falta de apetite, diarreia e vômitos, desânimo, perda de peso e anemia. Caso seu animal apresente algum destes sintomas, leve-o ao veterinário, o único profissional capaz de realizar o tratamento, além de te orientar corretamente sobre o uso dos produtos no ambiente e no pet.

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV – SP 23.967