Editorial – Parabéns, Cosmópolis, pelos 76 anos!

A cidade mais antiga do mundo se chama Jericó, que fica hoje na Palestina, mas, antes, pertencia a Israel . É uma cidade muito citada nas Escrituras e, segundo a Wikipédia, ela tem 9 a 10 mil anos.
Jericó sobrevive no tempo, mas, não virou uma metrópole com alta tecnologia. Tem pouco mais de 20 mil habitantes.
Cosmópolis completa, neste dia 30/11, 76 anos de emancipação. Nova. Acolhedora. Uma cidade com alta miscigenação. Temos um pouco do mundo e do Brasil aqui.
A natureza, neste ano, pediu socorro. Temos 02 rios e 01 ribeirão que passa por Cosmópolis: o rio Pirapitingui, que abastece a cidade (represa); o rio Jaguari, que até ajudou este ano no abastecimento; e o Ribeirão Três Barras, o Baguá, que não serve para ter água tratada devido a alta poluição.
Este ano, estamos dando os Parabéns para Cosmópolis, mas, também fazendo um minuto de silêncio por muitos de seus filhos que perderam a vida pela Covid-19.
É o primeiro ano da história que paramos para reflexão. A natureza e o vírus mandaram um recado muito forte.
Mas, parecida com nossa cidade, Jericó também era cercada por águas e tinha um enorme muro que protegia toda cidade. Nada disso adiantou, a muralha foi derrubada. E, mesmo assim, Jericó sobreviveu.
Voltando para nossa querida cidade, parabéns ao povo cosmopolense que segura, de pé, as muralhas de nossa miscigenação. As muralhas da luta do dia-a-dia. Cosmos = Universo e Polis = cidade. Cosmópolis é um nome derivado do grego.
Terminamos deixando dois trechos dos dois hinos mais importantes para nós: “Verás que um filho teu não foge a luta” (Hino Nacional), “No trabalho, na educação, prevalece pela tua tradição, Vamos juntos de mãos dadas, nosso mundo melhor construir” (Hino de Cosmópolis)
A Direção