Editorial: Um pouquinho de cada PAI…

Nossa edição desta semana é especial, em homenagem do ‘Dia dos Pais’, comemorado no próximo domingo, 08 de agosto.
Pai é aquele que protege, que acolhe, que abraça…
Aquele que compartilha de todos os momentos, desde a notícia do exame positivo, o pré-natal, ultrassom, nascimento com parto assistido, trocas de fralda, visitas ao pediatra, primeira papa, mamadeira…
Pai de criação, que não tem sangue biológico, mas o coração tem um amor tão grande (ou até maior) quanto.
Pai que acompanha o crescimento do filho, vivencia o primeiro sorriso, as primeiras palavras, os primeiros passos, estende a mão para ajudar no equilíbrio.
Brinca, faz algazarra, rola na grama, joga bola, brinca de boneca e de casinha (por que não?), ensina andar de bicicleta, acolhe os amigos em casa para um campeonato de videogame, uma noite do pijama… Quando a rotina de trabalho permite, leva para a escola, busca, participa das reuniões…
Pai que também acompanha os conflitos da adolescência e da escolha de profissão para o vestibular. Se emociona e chora nas formaturas.
Pai que leva e busca nas baladas e festas. Acolhe o namorado ou namorada, que soma como mais um(a) filho(a) em casa (mas tem que ser ‘boa gente’, né!).
Pai que dá conselhos, direciona, ampara.
Pai que leva para treinar na direção do volante do carro, na cidade e na estrada…
Pai que quer ver o(a) filho(a) rumo ao sucesso profissional; que se enche de orgulho quando o(a) filho(a) segue a mesma profissão!
Pai que chora no casamento do(a) filho(a) que se casou. Pai que é avô e vive uma experiência única de poder acompanhar, com um outro olhar, o crescimento de uma criança, que será amada e mimada de uma forma mais que especial.
Pai que é bisavô, tataravô; divide muita experiência de vida, com histórias que nos levam a uma viagem através do tempo…
Pai que precisa de amparo dos filhos, às vezes, acometido pela doença, ou então pelo desgaste natural do avanço da idade, porque já cumpriu sua jornada…
Pai que não está mais aqui entre nós, mas, deixou uma sementinha que cresceu e dará continuidade ao legado, sendo alimentado pela saudade, mas, com a força de também deixar bons exemplos para as próximas gerações.
Pai que ‘constrói’ memórias; pai que ama…
Enfim, são diversos os pais, mas, todos eles têm um pouquinho de tudo isso e se esforçam para poderem participar, cada vez mais, do dia a dia dos filhos, de serem cada vez mais PAIS!

Feliz Dia dos Pais!!!

Por Luciana Cazella D’Aolio

 

Acompanhe as
entrevistas nas
páginas C 01 a C04