Eduardo Colamego, nascido e criado em Campinas-SP, é palestrante, consultor e escritor, especialista em liderança e desenvolvimento de pessoas e negócios. Possui grande experiência em liderança e gestão de equipes de alto desempenho, treinamento e Recursos Humanos. Formado em gestão de recursos humanos, com ênfase em gestão de pessoas, tem ainda diversas especializações em liderança, ética e relações humanas no trabalho. Pertence ao conselho consultivo de algumas organizações e escreve artigos sobre liderança, desenvolvimento pessoal e profissional, negócios e motivação para diversos veículos, inclusive na GAZETA de COSMÓPOLIS.
O objetivo de seu trabalho é buscar sempre ajudar pessoas e organizações a alcançarem seus propósitos e elevarem sua existência.
O que Bel Pesce, Mario Sergio Cortella, Rubem Alves, Silvia Brandalise, Washington Olivetto, entre outros, têm em comum? Todos eles possuem em seu currículo trajetórias pessoais e profissionais de sucesso que contam, em entrevista a Eduardo Colamego, no livro Extraordinários: Pessoas que vão além do óbvio (Papirus 7 Mares, 192 pp., R$ 34,90).
“Foram quase três anos de contatos e viagens, leituras intensas de biografias, até conseguir reunir as ideias que estão na obra”, explica Colamego. Experiente em liderança e gestão de equipes, ele ainda faz algumas reflexões sobre os pontos em comum que podem ser observados na história desses realizadores e transformadores extraordinários.
Todos os extraordinários com quem conversei e cujas histórias estudei, tinham e têm um porquê, um propósito definido, e trabalham devotadamente, obsessivamente, para realizá-lo”, acrescenta. Em sua opinião, ”para se atingir um alto desempenho e resultados extraordinários, é preciso saber como os melhores fazem ou faziam, como pensam, como veem suas atividades profissionais e suas vidas”.
O autor ressalta a importância de sempre buscar referências profissionais e pessoais, porque elas são uma fonte de inspiração e aprendizado. E reforça ainda a ideia de que ninguém realiza coisas extraordinárias sem ter um propósito. “Todos temos um chamado dentro de nós, uma vocação a ser despertada, um propósito que, muitas vezes, foi ou é suprimido, anestesiado por nós mesmos, que acabamos acreditando nas vozes que dizem que é bobagem, que não vai dar certo, que não conseguiremos”, observa o jovem escritor de Campinas, interior de São Paulo.
Colamego lamenta não ter podido entrevistar uma das pessoas que mais admira e que, em sua opinião, representa o verdadeiro sentido do extraordinário: Ayrton Senna. O ex-piloto de Fórmula 1, aliás, é nome que aparece como inspiração a muitos dos entrevistados do livro. O autor presta sua homenagem a Senna destacando algumas de suas frases.
15
FRASES – Entrevistados por Eduardo Colamego:
“Todo processo de crescimento e desenvolvimento é um processo doloroso. Se você não acreditar, não tiver fé e não fizer o que gosta mesmo, nada vai dar certo.”
Alexandre Won, fundador e proprietário da marca de roupas que leva seu nome.
“Não adianta pensar grande e ficar esperando algo acontecer, você vai ter que trabalhar muito para conquistar o que deseja.”
Bel Pesce, empreendedora e fundadora da escola FazINOVA, da Enkla Editora, da Agência Figurinhas e da BeDream.me.
“Há dois grandes objetivos na vida: um é conseguir o que se deseja, o outro é desfrutar do que se alcançou. Somente pessoas que buscam um equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional alcançam esse estágio.”
Carlos Wizard Martins, professor, escritor, fundador do Grupo Multi Educação e da escola de idiomas Wizard.
“Ter seu trabalho colocado à prova talvez seja um dos momentos mais difíceis, porém, necessário. Sem esse fator, a fronteira não é vencida.”
Cesar Romão, escritor e palestrante renomado.