Eduardo Moreira trilha carreira no futebol e representa Cosmópolis

Atleta profissional ‘Du’ se tornou goleiro e jogou em diversos times da região e interestaduais

Eduardo Moreira da Silva tem 34 anos de idade e representa a cidade de Cosmópolis como Atleta Profissional, atuando como goleiro nos campos de futebol. Acompanhe a trajetória do jovem que é carinhosamente conhecido como Du e vem trilhando uma carreira de sucesso.

O início
“Minha paixão pelo futebol foi desde cedo, mas, antes de virar Goleiro, jogava na Linha de Lateral. Um dia, que não me lembro ao certo, o goleiro faltou. Lembro que fui para o gol, onde acabei me saindo bem. A partir daquele momento, comecei a brincar no Gol, deu amor (existe a frase ‘amor à primeira vista’), digo que foi ‘amor às primeiras defesas’”, brincou ele.

Os primeiros passos
“Meus primeiros passos no Futebol foram quando fui para Porto Ferreira-SP, no time chamado Palmeirinha. E até tinha amigos de Cosmópolis jogando nesse Clube. Minha trajetória no Futebol iniciou jogando com João Luiz, no Campo do Thelmo de Almeida, na Usina Ester, com o falecido Pé e também com o falecido Seu Daniel no clube e campos da cidade.
Iniciei jogando na linha, depois passei a jogar no gol. Joguei muito nos Campeonatos internos do Cosmopolitano (clube) e passei a treinar no time da cidade com o Flavinho. Mas, mesmo nesses lugares, não tive treinamentos específicos de goleiro, como normalmente os garotos de categorias da base fazem. Comecei a fazer trabalhos específicos de Goleiro a partir da minha primeira viajem.
Desde então, fui para uns 2 clubes de São Paulo, me profissionalizando aos 21 anos no Brasilis-SP, time de Águas de Lindóia, do ex-jogador Oscar Bernardi (Zagueiro da Seleção Brasileira de 1982). A partir da profissionalização, passei por diversos Clubes, clubes do Interior de São Paulo (Matonenses-SP, Brasilis-SP, Guaçuano-SP, União Barbarense-SP, Oeste-SP e outros Estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro”, relembrou Du da sua trajetória.

Desafiador
“Um dos maiores desafios do Atleta Profissional são as renúncias que temos que fazer. Temos que estar cientes de tudo, por exemplo: Estar longe de pessoas que amamos, família, amigos. Muitas das vezes, não participamos de momentos ou datas importantes de muitas coisas. Na verdade, na maioria das vezes, não podermos estar presentes por estarmos longe de casa ou até mesmo em outro Estado em busca de um sonho, entre outras coisas. Mas, as renúncias, dentre tantos desafios da profissão, acho que para mim, foram as maiores”, desabafou o jogador, que relatou sentir, muitas vezes, saudade de casa.

Sucesso
“Um momento gratificante, que nunca vou esquecer, foi quando recebi o primeiro salário como profissional, que foi em um fim de semana. Como estávamos de folga das atividades do clube, viajei para casa. E nesse momento de folga em casa, minha mãe não havia pago uma conta de energia ainda. Peguei o dinheiro e paguei aquela conta para ela. Isso me trouxe uma alegria tão grande em meu coração, por ter ajudado a pessoa que amo, a qual SEMPRE me ajudou e me apoiou. Isso foi gratificante e marcante para mim, ter ajudado minha mãe naquele momento com o salário de um trabalho que era um sonho”, pontuou ele.

Metas profissionais
“Uma das minhas metas neste momento é fazer um bom trabalho onde estou, para poder chegar a grandes clubes”.

Conselho profissional
“Um conselho, para quem sonha em ter uma carreira profissional de Futebol? Faça com muito amor, seja dedicado e sempre disciplinado. Seja correto e honesto com você mesmo e com seu próximo. Acredite e sonhe alto, pois, Deus pode realizar seu sonho. Seja forte e corajoso, forte para vencer as lutas diárias que a profissão vai impor e corajoso para sonhar e acreditar em seu sonho, mesmo quando pessoas ao seu redor, duvidarem de você.
Sou grato a Deus, em primeiro lugar, grato a minha mãe por me ajudar em muitos momentos difíceis que passei”, finalizou ele, em tom de gratidão e deixou um versículo de lema “Josué 1:9 – Não fui Eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.