Educação de trânsito em ambiente escolar evita acidentes com crianças

Entrada e saída de alunos das escolas são períodos de grande fluxo de carros e pessoas 

Maio é o mês de conscientização de trânsito. Conhecida como Maio Amarelo, nessa data, levantam-se discussões na sociedade acerca da segurança no trânsito de todo o mundo. Pensando nisso, a Gazeta de Cosmópolis buscou, nesta semana, trazer a conscientização do trânsito em torno do ambiente escolar, já que saída e entrada de estudantes são situações que concentram grande fluxo de pessoas e veículos, envolvendo, assim, a segurança de muitas vidas no cotidiano do trânsito.
Para isso, além da educação dos condutores, o diretor de trânsito, Gerson J. Da Silva, explica que é importante educar também os mais jovens. “As crianças cobram mais dos pais, pois, elas não têm vícios, não são como um motorista que já está acostumado a errar”. Sendo assim, “se você trabalhar a educação de trânsito na criança, ela vai começar a cobrar a conduta do pai também”.

Autuações leves e médias podem se converter em palestras. (Foto: Gazeta / TV Jaguari)

Mas, para os condutores, é importante ressaltar que deve-se respeitar o Código Brasileiro de Trânsito. Primeiramente, deve-se usar os equipamentos de segurança, sendo cinto de segurança, assento de elevação, entre outros. Segundo ponto, é estacionar em um local permitido e só então descer do carro para levar a criança até o portão.
O diretor conta que a frota veicular de Cosmópolis ultrapassa 37 mil veículos. Por conta disso, o fluxo nessas áreas é intenso, dificultando a localização de áreas para estacionar. Muitas vezes, o motorista entra na área do cavalete, que é colocado para interditar as ruas nos horários de entrada e saída das escolas, para estacionar. Essa prática está sujeita a autuação com cinco pontos na carteira, exceto para os motoristas de veículos escolares, já que esses são regularizados para tal prática quando forem realizar o embarque e desembarque. Também vale exceção para os moradores de áreas interditadas, desde que autorizadas pelo agente no local.
Gerson nota que muitos pais e crianças pensam estar seguros em um lugar interditado, porém, como ele mesmo observa, é uma falsa segurança. Ele conta que já foram trocados muitos cavaletes por conta de danos causados por motoristas que tentaram entrar nesses lugares interditados com alta velocidade e acabaram batendo nos cavaletes. “Então, estamos trabalhando na parte da conscientização. O cavalete é apenas uma interdição”.
É orientado que os pais e crianças permaneçam sempre nas calçadas. Esse alerta é dado tanto pelo órgão de trânsito quanto pelos inspetores de alunos, que também cuidam da segurança dos estudantes. “Não se deve pensar só no próprio filho, mas sim, respeitar o filho dos outros também”, finaliza Gerson.

A Van
O diretor de trânsito alerta aos contratantes de serviços de transporte que fiquem atentos quanto à regularização do veículo e do motorista. Na contratação, não se deve verificar somente o preço. É importante verificar se o condutor está habilitado e se tem os cursos para condução de passageiros. Também se recomenda que verifique a certidão criminal.

Autuações
Na aplicação de autuações de natureza leve e média, quem não quiser pagar a multa pode converter em advertência mediante a palestra e pré-requisitos formais; os pais que se enquadrarem nesse quadro recebem as orientações de trânsito. Nessa palestra, também são convidadas pessoas sem autuação para participarem.