Eleição 2022: menores de 16 e 17 anos

As eleições no ano de 2022 se caminham para ter grande número de demandas e apontamentos

Prezados leitores, neste ano de 2022, teremos eleições no Brasil para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
No Brasil, a inscrição eleitoral e o voto são obrigatórios para os que têm entre 18 e 70 anos e facultativos para os analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos. No caso do voto facultativo, se o eleitor não votar, não é necessário justificar a ausência.
Os menores de 16 e 17 anos podem, querendo, votar na eleição de 2022. O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 02 de outubro próximo. O voto do menor de 16 e 17 anos, consoante o exposto nas linhas acima, não é obrigatório, mas facultativo.
Porém, em nosso entendimento, o menor de 16 e 17 anos que vota exerce seu direito a cidadania. Assim, pensamos que o menor de 16 e 17 anos pode participar de um momento tão importante e decisivo para o país.
O menor que completa 16 anos até o dia 2 de outubro, pode tirar o seu título de eleitor e votar no candidato que mais lhe representa.
Caberá ao menor solicitar seu título de eleitor até o próximo dia 4 de maio. O prazo anotado no parágrafo acima é fatal, ou seja, o menor que não providenciar sua solicitação de título de eleitor até tal data não poderá votar na eleição deste ano.
O TRE-SP disponibiliza o serviço de atendimento online, possibilitando ao menor solicitar seu título de eleitor: https://www.tre-sp.jus.br
Orientamos ao jovem valorizar o seu voto, pesquisando sobre os candidatos que se apresentam.
Nosso escritório vem prestando assessoria jurídica a políticos na Região Metropolitana de Campinas, e temos obtido bons êxitos nas campanhas que atuamos, fruto de uma postura pró-ativa que adotamos.
As eleições no ano de 2022 se caminham para ter grande número de demandas e apontamentos, cabendo aos líderes orientar a população de forma adequada.

Dr. Antonio Trefiglio Neto
Advogado Especialista em Direito do Trabalho e Direito Público | E-mail:
advtrefiglio@hotmail.com
Telefone: (19) 99773-6634