Eleição 2022: mudança de cidade

Ao mudar de cidade, sugerimos providenciar a transferência de seu título para que você possa votar perto de sua casa

Prezados leitores, neste ano de 2022, teremos eleições no Brasil, e você, eleitor, que mudou de cidade, deve se apressar para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral.
Ao mudar de cidade, sugerimos providenciar a transferência de seu título para que possa votar perto de sua casa.
Anotamos que o prazo para solicitar o serviço encerra no próximo dia 4 de maio, ou seja, em menos de 01 mês.
O procedimento é simples e pode ser feito pela internet. É só seguir os passos:
1 – Verifique se tem débitos com a Justiça Eleitoral e, se tiver, quite-os antes de passar para os próximos passos: https://www.tre-sp.jus.br, quitacao-demultas
2- Acesse o atendimento online do site do TRE-SP: https://www.tresp.jus.br, atendimento titulo-de-eleitor
3- Envie as fotos dos documentos solicitados: comprovante de residência, frente e verso de um documento oficial com foto e uma selfie segurando o documento ao lado do rosto.
4- Realizados os procedimentos, é só acompanhar o pedido e, depois de analisado e processado, você já pode imprimir o título ou baixar o e-Título. Importante anotarmos que, para pedir a transferência do título, além de residir há pelo menos 3 meses na nova cidade, é preciso também não ter feito alistamento ou transferência há menos de 1 ano.
Em se ocorrendo do eleitor necessitar de atendimento presencial, será necessário fazer o agendamento antes: https://www.tre-sp.jus.br, agendamento-atendimento.
Os partidos políticos podem contribuir com esta questão emitindo informes junto a seus filiados.
Muitos partidos possuem uma assessoria jurídica especializada, que poderá ser acionada pelos filiados em se ocorrendo alguma dúvida ou necessidade de esclarecimento.
O eleitor deve ficar atento aos prazos previstos na legislação, vez que a eleição se aproxima, estando marcada para o dia 02 de outubro de 2.022.

Dr. Antonio Trefiglio Neto
Advogado Especialista em Direito do Trabalho e Direito Público | E-mail:
advtrefiglio@hotmail.com
Telefone: (19) 99773-6634