Em ato heróico, vizinha e Policiais Militares salvam mãe e bebê em trabalho de parto

Menino foi aconchegado no colo da genitora para que ela e o pequeno Isac fossem tranquilizados no momento mais crucial de suas vidas

Na manhã de segunda-feira (21), às 07h53, uma vizinha e a Polícia Militar (PM) salvaram a vida de uma mãe e um bebê durante um trabalho de parto avançado em casa, na Rua Benedito Grassi, no bairro 1º de Maio.

Segundo Keula Viviane da Silva Oliveira, monitora e vizinha da gestante, “cheguei em casa por volta de 7h45. Sou monitora de van escolar. A motorista da van mora de fundos com a casa da gestante. Ela ouviu os gritos e, inclusive, achou que era alguma discussão de casal. Ela me ligou e pediu pra eu sair na rua e verificar o que era. Quando saí, a mãe da gestante estava na rua pedindo socorro. Eu entrei na casa e a criança já estava com a cabeça para fora.

Como eu tinha acabado de chegar da rua e não tinha álcool nem nada, voltei para minha casa, peguei luvas descartáveis e retornei. Quando cheguei lá, já estava saindo o ombro da criança. O bebê estava até ‘roxinho’ porque estava com o rostinho bem na poça de sangue da cama.

Eu acabei de tirar a criança, virei de bruços, tirei a sujeira da boca, bati nas costas e o menino chorou bastante. Enrolamos o bebê em uma toalha de banho e fiquei segurando; ainda estava com a placenta. A mãe estava bem fraca, tinha perdido muito sangue.

Enquanto isso, fomos tentando contato com a ambulância e a polícia para pedir ajuda”.

Campanha de ajuda e emoção

Keula também fez uma campanha nas redes sociais pedindo ajuda para a ‘mãezinha’ e o bebê. “Eu consegui roupas, fraldas, lenços, carrinho, colchão [porque ela ganhou o neném em cima da cama]. Consegui muitas doações através das redes sociais. Também estou fazendo uma campanha para ajudar a irmãzinha do Isac, que tem um ano e sete meses e precisa de muita atenção”.

A monitora finaliza dizendo que “foi um privilégio ter trazido esta criança ao mundo; emoção muito grande. Jamais vou esquecer este momento da minha vida”.

De acordo com o histórico da Polícia Militar, “a equipe foi acionada, via Centro de Operação da Polícia Militar, para atendimento de ocorrência de auxílio a uma gestante, de 23 anos, que, segundo o COPOM, estava em trabalho de parto. Os Policiais Militares, compromissados com a defesa da vida, se deslocaram com urgência até o local dos fatos para que assim pudessem salvaguardar a vida de mãe e filho que estava por nascer.

Quando os Policiais Militares chegaram ao local, se depararam com a mãe deitada em sua cama, já em trabalho de parto avançado com o pequeno Isac vindo ao mundo.

A equipe, com toda cautela e segurança possíveis com a mãe e a criança, usou de técnica para garantir que o trabalho de parto fosse finalizado com sucesso, segurando a criança. Após as devidas manobras, o menino aconchegado no colo da genitora para que ela e o pequeno Isac fossem tranquilizados no momento mais crucial de suas vidas”.

Também compareceram ao local os motoristas do serviço de urgência de Cosmópolis, Marcelo e Marcio, que auxiliaram para o transporte e conduziram mãe e filho até o Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis, com a equipe prestando o devido apoio no deslocamento.

Mãe e filho foram devidamente atendidos pela equipe médica de plantão, que informou aos Policiais Militares que Isac e sua genitora estavam saudáveis e em segurança.

“Dessa forma, a equipe cumpriu o dever que lhe é confiado de proteger e salvaguardar a vida e proteger a sociedade paulista”, finalizaram os Policiais Militares Cb PM Fernando e Sd PM Vomstein.

BO PM 4115/2022