Em clima de fim de ano, panetones e chocotones já chegam às prateleiras de supermercados

O clima de natal está chegando cada dia mais cedo às prateleiras dos supermercados. Em Cosmópolis, vários supermercados, como o Enxuto, já estão comercializando panetones desde o início do mês de outubro.
De acordo com a gerente do supermercado, Sandra Silva, a expectativa de venda para este ano é que tenha um crescimento de 5% em relação ao ano passado. “A venda de panetones e chocotones ficou, em 2016, abaixo do esperado em relação a 2015 – em torno de 6% – e acredito que seja devido à crise econômica. Sentimos uma redução nestes gastos no fim de ano por parte das pessoas”.

Sandra Silva
Gerente Operacional
Enxuto – Uneg 02
Cosmópolis

Mesmo com produtos já em prateleiras, a procura não é tanta quanto no fim de ano, em dezembro, próximo a data comemorativa. “Estas vendas, no mês de novembro, correspondem a 10% do total e, no mês de dezembro, são realizadas 90%”, esclarece.
Os panetones, de diversas marcas, que são comercializados no supermercado, sofreram alterações de valores neste ano, segundo a gerente Sandra. “Os preços destes produtos tiveram alteração de 5%, neste ano, em relação ao ano passado no custo”.
Além disso, a gerente afirma que não poderá aumentar a margem para a venda destes produtos, pois, é necessário manter um preço competitivo no mercado para atender os clientes.

Chocotones
Além de panetones, o supermercado também comercializa os Chocotones, ou seja, os panetones com gotas de chocolate.
Para Sandra, os mais vendidos ainda são os de frutas, mas, a linha dos chocotones tem crescido. “Hoje, os Panetones de frutas representam 60% nas vendas e os Chocotones 40%”.
Os chocotones também fazem as categorias especiais, como trufados, recheados e sabores diversos, que são lançados como edição limitada. “No Enxuto, também temos várias opções dentro destas categorias”.
Linha Enxuto
O Supermercado Enxuto tem uma linha de Panetones, marca própria, sendo de frutas e chocolate.
A linha vem crescendo em vendas todos os anos. “Em relação a 2015 para 2016, crescemos 10% em vendas e pretendemos crescer 15% este ano nestas vendas”.
Para a gerente, o sucesso em vendas é devido à boa aceitação do produto e do preço acessível. “Aqui em Cosmópolis, estamos com o produto desde o mês de setembro, com bons números de vendas”.
São vendidos dois tipos de panetones, frutas e chocolate, que estão crescendo na mesma proporção. “Posso salientar que é um produto que temos uma venda considerável durante os meses em que temos o produto em nossa loja”.
Além dos tradicionais panetones, o Supermercado Enxuto também terá a linha festiva de natal, os congelados de aves, que são procurados nas datas comemorativas de dezembro.