Em Cosmópolis, foram realizados cerca de 10 mil cadastramentos biométricos

Aproximadamente, 10.328 eleitores já realizaram o Cadastramento Biométrico em Cosmópolis, desde o início da implantação do novo sistema. Mas, de acordo com o Cartório Eleitoral da cidade, ainda faltam 34.830 eleitores para fazerem a alteração.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não determinou obrigatoriedade na cidade, não existindo nenhum prazo para fazer o cadastramento. Mas, segundo o chefe do Cartório, Pedro Lucas Cabral, ao atingir 60% do cadastramento, todos os eleitores deverão comparecer no cartório. “Quando o município atingir 60% do cadastramento passará a ser obrigatório e aqueles que não comparecerem terão o título de eleitor cancelado”.
Os eleitores cujo exercício do voto é facultativo, ou seja, pessoas entre 16 a 18 anos e idosos também devem fazer o cadastramento.
Para tirar o título eleitoral ou para transferi-lo em ano que não ocorra eleição, a inscrição pode ser requerida em qualquer momento. Já em ano eleitoral, os requerimentos só podem ser feitos até 150 dias antes da data da eleição, só reabrindo o prazo após o término dela, incluindo o 2º turno.
A mudança para o cadastramento biométrico tem o intuito de garantir a segurança à identificação do eleitor no momento da votação. “O leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais. E para isso é necessário que o eleitor faça o cadastramento”.
Como Cosmópolis ainda não atingiu 60% do cadastramento, as eleições de 2018 ainda serão realizadas da mesma maneira dos anos anteriores. “A partir do momento que estiver 100% cadastrado, a cidade terá eleições com o sistema da biometria”.

Cadastramento
Para fazer o cadastramento biométrico são necessários os seguintes documentos: RG original ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Certidão de nascimento/casamento original, CPF e Comprovante de Endereço em nome do eleitor, podendo ser conta de luz, água ou telefone, desde que contenha o nome e endereço e seja recente. “Esses documentos devem ser todos originais, não é necessário trazer cópias”.
Caso seja o primeiro título, os documentos são os mesmos, exceto a CNH. O eleitor do sexo masculino, que tenha entre 18 e 45 anos, precisa levar Comprovante de Quitação do Serviço Militar.
De acordo com Cabral, o processo de cadastramento leva, em média, 15 minutos, e o eleitor recebe na hora um novo Título de Eleitor já atualizado. “O processo consiste em conferir os documentos pessoais do eleitor, revisar os dados cadastrais, colher as digitais e também é necessário tirar uma fotografia.

Campanha da
Biometria
Para incentivar o cadastramento, o Cartório Eleitoral de Cosmópolis está realizando a “Campanha da Biometria” no Supermercado Enxuto, realizando o agendamento para a população.
Também é possível realizar o agendamento através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TER) em www.tre-sp.jus.br.

Serviço
Cartório da 360ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua Santa Gertrudes, 496 – Centro
Telefone: (19) 3882-2455
Horários: 12h00 às 18h00