Emagrecimento saudável

A dieta ideal deve ser baseada no metabolismo de repouso para se ter sucesso, e com orientação nutricional 

Primeiramente, emagrecer com saúde, se sentindo bem e com energia. Uma segunda definição seria perder massa de gordura e manter ou até ganhar massa muscular, tornando o corpo mais esbelto e estruturado. Dietas milagrosas por longos períodos favorecem o catabolismo muscular, isto é, perda de massa magra, o que deixará a pele flácida e sem vida, acelerando o processo de envelhecimento. Normalmente, ao envelhecer, perdemos massa muscular e, consequentemente, água corpórea, fazendo com que aparentemos desidratados e com a pele seca. Ou seja, dietas restritivas demais aceleram o envelhecimento.
Sem contar que a falta de vitaminas e minerais levam à má qualidade da pele, das unhas, dos cabelos, diminuição da libido, cansaço, entre outras coisas. Além disso, não há reeducação alimentar e, ao término, em quase todos os casos, vemos o paciente voltar ao peso anterior.

24569cbb-bc97-4402-b9e3-1629060d15a9

Carolina Nallin em treino força (musculação). (Foto: Cedida)

“A dieta IDEAL deve ser baseada no metabolismo de repouso para se ter sucesso, e com orientação nutricional”, diz o fisiologista Saulo Santos. Ingerir uma quantidade calórica muito abaixo do metabolismo obrigará seu organismo a poupar energia e isso NÃO se transformará em perda de gordura.
QUEIME GORDURAS – O exercício físico ideal
Os exercícios físicos são os responsáveis pelo gasto de até 40% das energias disponíveis do nosso organismo.
Aumente os músculos esqueléticos – Os músculos são aqueles responsáveis pelos movimentos voluntários, como o bíceps de nossos braços e os músculos das coxas. Eles aumentam de tamanho ao serem exercitados e são grandes consumidores de energia – gastam calorias mesmo quando dormimos. Eles têm uma forte relação com nosso metabolismo, quanto maior a massa muscular, maior o gasto energético diário e maior o metabolismo de repouso. “A forma mais rápida de se aumentar os músculos continua sendo a boa e velha musculação. Mas, exercícios como o treinamento funcional (foto) e corrida por curto período e alta intensidade também podem favorecer o ganho de músculos, já que estimulam a liberação do hormônio do crescimento (GH) e testosterona. Destaco como os melhores exercícios para um emagrecimento saudável”, ressalta o fisiologista.

Tome muita água – ela é importantíssima no processo de emagrecimento. Quando o objetivo é perder gordura, esqueça as bebidas isotônicas durante o treino, elas contêm açúcar e impedem a oxidação (queima) das gorduras para gerar energia.

Consuma proteínas em todas as refeições – Não temos o hábito de comer proteínas, como carnes e ovos, em alguns períodos do dia, como no meio da tarde ou meio da manhã. Para piorar, alguns nem de manhã comem. “Se conseguir inserir estes alimentos nestes lanches, seus problemas estão resolvidos. Mas, caso não consiga, compre barras, cookies e suplementos proteicos. Os suplementos proteicos mais utilizados nestes horários são os blends proteicos de lenta absorção – mix de proteínas”, ressalta o fisiologista.

Durma bem – As horas de sono também contribuem para ativar o metabolismo. Se a pessoa dorme menos de oito horas por noite, seu metabolismo passa a funcionar em marcha lenta e as calorias se acumulam.

O que não depende só de você – É o caso da predisposição genética ou do funcionamento não otimizado (ou máximo) das glândulas endócrinas, como a tireoide, supra renal, glândula pineal, hipófise, entre outros. Nestes caso, precisamos ter ajuda médica, para otimizar a fisiologia hormonal, para conseguir aumentar o metabolismo basal, queimar mais gordura e ganhar mais músculo.

Não faça exercícios sem ajuda do profissional de Educação Física e procure ajuda de um nutricionista para melhores resultados.