Quem nunca sentiu dificuldades em trocar a marcha do carro? Ou, ao pressionar a embreagem, sentiu que ela estava “dura” e desconfortável? Aparentemente, são problemas simples, fáceis de ser “ignorados”, por assim dizer: fazemos um pouco mais de força e damos um jeito de continuar andando.
Porém, esses sintomas indicam graves problemas mecânicos, que podem até mesmo estragar o motor.
De acordo com o mecânico Edson de Jesus Lopes, na maior parte das vezes, esses sintomas no câmbio são problema da embreagem. “Pode ser tanto na própria embreagem, quanto em seu cabo ou fluido. O fluido, nesse caso, vale para os veículos mais novos, com direção hidráulica. Se a embreagem estiver mais ‘dura’ é porque o problema é sério”, alerta ele.
Além disso, existem outros problemas mecânicos que podem ter como sintoma a dificuldade de troca de marcha: platô e disco, por exemplo. “A falta de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto interferem no deslocamento do disco”, explica o profissional.
O problema, porém, é que nem sempre o motorista percebe que a embreagem está dura, de tão acostumado que está com ela. “O motorista que dirige o carro todos os dias não percebe mudanças. Porém, se outra pessoa dirigi-lo, com certeza, sentirá algo diferente. Isso exige ainda mais atenção por parte do motorista”, afirma Edson.
Os sintomas, contudo, não se limitam ao pedal da embreagem. “Se a marcha estiver ‘raspando’ quando é trocada de uma para a outra, é preciso levar em uma oficina mecânica a fim de saber qual o componente que precisa de manutenção”, explica o especialista.
O mecânico esclarece que, ao contrário do que muitos pensam, o fluido de embreagem tem data de validade sim, e precisa ser trocado. “Nos carros com direção hidráulica, que tem o fluido de embreagem, muitos proprietários se esquecem da data de validade do óleo. A validade dele está especificada no manual do proprietário de cada veículo. Porém, geralmente, a troca deve ser feita a cada 40 mil quilômetros”, informa ele.
O especialista alerta: andar com o carro com a embreagem dura estraga o motor. “O que acontece é que a embreagem está ligada no motor, e você deve acioná-la para fazer a troca no câmbio. Porém, se ela estiver dura, ao ser pressionada, ela empurra o motor. Isso pode desgastá-lo e o motorista pode até perdê-lo”, adverte.
O profissional informa que, se o problema for com o cabo de embreagem, o custo varia de R$ 45 a R$ 55. Já o fluido da embreagem custa em média de R$ 25 a R$35. “São valores muito baixos se compararmos com o preço de uma embreagem completa: uma a cabo, hoje em dia, tem custo mínimo de R$ 230. Se estragar o motor, então, pior ainda! Essa brincadeira toda pode custar mais de R$ 2 mil, por isso, é importante se atentar!” adverte ele.