EMEB Esther Nogueira recebe projeto de educação no trânsito

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Esther Nogueira receberam o projeto de Educação no Trânsito, da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, na manhã de quarta-feira (4).

Ao todo, 230 alunos da escola participaram do projeto, que aconteceu durante o período da manhã e também da tarde. A escola, que fica na região central da cidade, atende crianças que vão dos 3 aos 5 anos de idade.

O trabalho com os alunos começa na sala de aula. Um vídeo educativo é apresentado aos alunos. No vídeo, de forma lúdica, conceitos e cuidados que devem ser tomados no trânsito são apresentados aos alunos.

Os alunos são orientados sobre a forma correta de se comportar dentro do carro, ao atravessar a rua, sobre o risco de brincar no meio da rua e também a andar de bicicleta de forma segura.

Em seguida, os alunos são levados para a parte prática, que é feita na área externa da escola.

Quem realiza o Projeto de Educação no Trânsito com os alunos é o Diretor de Trânsito, Gerson Jorge da Silva. “Nós apresentamos na sala de aula um vídeo de 15 minutos. Depois, o percurso, que é a parte prática. Nesse caso aqui, são crianças bem menores, então, foi bem mais prático”, explicou Jorge.

Além do Diretor de Trânsito, participa das ações o GM Lara, que também trabalha no Departamento de Trânsito.

 

Parte prática

Após o vídeo, os alunos são levados para praticarem o que aprenderam do lado de fora da escola.

Na EMEB Esther Nogueira, já existe a pintura de ruas em uma quadra que é usada pelos alunos, o que facilitou o trabalho. Em outras escolas, que não contam com essa pintura, o percurso também é montado pelos instrutores.

Uma minicidade é montada para que os alunos coloquem em prática o que aprenderam através do vídeo em sala de aula. Placas de sinalização, semáforo e faixas de pedestre fazem parte das ruas da minicidade. Algumas barracas são montadas, fazendo o papel de casas e prédios.

Em seguida, cada aluno é ‘vestido’ com um carro que segue percorrendo as ruas. Em fila, eles seguem as orientações das placas de trânsito que estão dispostas pela cidade.

 

Educação no trânsito

Segundo Jorge, o projeto de educação no trânsito é realizado na cidade há algum tempo. Este ano, no entanto, ele está sendo intensificado nas escolas do município.

“Esta é a segunda escola que recebe o projeto neste ano. Mas, o cronograma segue durante todo o ano”, completou Jorge.

Segundo a Professora Sara Jane Rizzo, que teve sua turma de alunos passando pelo programa, “Educação Infantil é a base de tudo, tudo se forma na base. Então, qualquer ação de educação para eles é muito importante”.

Sobre a aprovação dos alunos ao projeto, a Professora Sara completa “eu vi, através do sorriso deles, que as crianças gostaram e aprovaram”, finalizou.

 

Segundo Jorge, o Projeto de Educação no Trânsito também vai contar com um ‘game’ entre alunos. Uma competição, com perguntas e respostas, está sendo montada para os alunos maiores que participarão do projeto durante o ano.