Empreendedora do ramo da agricultura familiar fala sobre seu negócio

Além de atender na feira de sábado, Andreia Gallinari Balloni abriu um novo ponto de vendas na Rua 22 de Abril

Andreia Gallinari Balloni
Banca Viva Verde

Em março de 2021, a Gazeta de Cosmópolis publicou uma matéria sobre uma mãe cosmopolense, conhecida por seu amor ao trabalho e à família. Se trata de Andreia Gallinari Balloni. Junto a seu marido, ela administra, desde 2018, uma banca na feira, chamada “Viva Verde”. Esta forma de comércio é muito importante e, aos poucos, vem recuperando o espaço perdido para os grandes supermercados.
Com o fechamento das feiras em decorrência do aumento de casos de Covid-19 na região, ela alugou um espaço para poder continuar com suas vendas. “E deu super certo, agora virou ponto de encontro das famílias da cidade”, diz. Inclusive, a plantação simplesmente dobrou de tamanho, de 500 para 1000 unidades de plantio. De acordo com ela, todos os produtos têm origem da agricultura familiar. Mesmo os que ela não cultiva, são comprados de outros agricultores. Ela ressalta que, agora, sua horta segue cada vez mais os padrões de produção orgânica. Uma prática utilizada no modo de cultivo orgânico é forrar os canteiros com palha, o que traz muitos benefícios relacionados à eficiência do solo, por contribuir com a manutenção dos nutrientes na terra, mantendo-a úmida.
Andreia diz que todo o trabalho pesado do dia a dia acaba valendo à pena. Todo o esforço é dividido entre ela, seu filho e seu marido, incluindo outros familiares, como sua cunhada e seu esposo.
Para manter o negócio cada vez mais atualizado e eficiente, ela revela estar constantemente realizando cursos, como o de produtos minimamente processados e de olericultura orgânica, ambos feitos recentemente.
Andreia representa muitas das mulheres que comandam um comércio familiar. “É motivo de grande orgulho ter crescido na cidade e, hoje, ter meu próprio negócio, em parceria com minha família”, enfatiza.
Ela representa as mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para poderem continuar garantindo o sustento de seus próximos.
Atualmente, as vendas estão ocorrendo em dois pontos: na Rua 22 de Abril, às quintas-feiras, das 8h às 15h, e na feira de sábado, das 8h às 12h.