Emprego no novo ano: planejamento e metas para se recolocar

O consultor de RH e coaching Odair Camargo ofereceu dicas importantes para iniciar 2020 com expectativas de trabalho

Planejamento e Metas são as palavras da vez para 2020 para a busca de emprego. Estudos e estatísticas comprovam que quem se planeja e tem metas diminui em 45% o tempo para se recolocar. Mas, como funciona isso na prática?
Muitos desempregados ainda não se atentaram que já foi o tempo de entregar curriculum porta a porta nas portarias das empresas – isso faz parte do passado.
A internet ajudou muito o candidato a divulgar seu curriculum de forma mais abrangente, porém, só isso não resolve.
Hoje, o candidato que tem metas e planeja, consegue mais rapidamente sua recolocação porque ele “persegue” o seu objetivo. Por exemplo, o candidato que busca uma recolocação em uma multinacional não adianta ficar espalhando seu curriculum fora do seu objetivo, e, às vezes, até funciona o contrário, ao invés de ajudar na recolocação, ele acaba se queimando junto às empresas, visto que seu objetivo não é trabalhar em uma empresa nacional. Sendo assim, o candidato é chamado para entrevista e não vai, e alguns candidatos agem de forma pior, são chamados para uma empresa, comparecem à entrevista, são selecionados e aprovados, mas, simplesmente, não aceitam. Isso é péssimo para um candidato, pois sua imagem fica “queimada” para o RH da empresa, lembrando que os RHs das empresas se comunicam entre si.
Por isso, faça um bom planejamento e realmente tenha metas, trace um esquema das empresas que vai buscar, veja se tem pessoas conhecidas na mesma que possam encaminhar seu curriculum para o RH. Se não tem, busque se informar quem são essas pessoas do RH, saiba nomes e vá diretamente a elas ou ligue. Oficialmente, evite entregar curriculum na portaria da empresa, isso está ultrapassado.
Aliado ao emprego, você também tem que estar qualificado, por isso, o planejamento e as metas também funcionam para a área educacional. Muitos candidatos pensam em grandes planejamentos e metas, como, por exemplo, uma faculdade. Isso é excelente, mas, talvez, para o momento, isso não seja o ideal, busque soluções mais rápidas e objetivas, cursos de qualificação rápida, que variam de 1 a 3 meses ou até 6 meses, e quando bem planejados, ajudam muito o candidato a se recolocar.
Hoje, existem cursos excelentes, basta você abrir sua mente e ser uma pessoa de visão, saia da sua zona de conforto e busque novos desafios; isso pode ser surpreendente. Existem muitos cursos totalmente gratuitos, sejam presencial ou on-line, feitos na comodidade da sua casa e com total validade no mercado de trabalho.
Quando a vida estiver um pouco mais estabilizada e você estiver certo do que realmente gosta, aí sim é hora de investir em uma faculdade. Infelizmente, hoje, muitas pessoas cursam de 2 a 3 anos de faculdade e, no último ano, abandonam o referido curso, gastando tempo e um alto valor financeiro. Isso acontece por causa dessas 2 palavras: planejamento e meta, quando não bem definidos funcionam ao contrário.
2020 esta aí, abra sua visão para novas oportunidades, existem muitas opções.
Nós, que somos moradores de Cosmópolis, nascemos e crescemos procurando emprego na região de Paulínia e Campinas. É quase insignificante o número de pessoas que buscam emprego na região de Americana, Limeira e Jaguariúna. É uma pena, pois, existem grandes empresas e muitas oportunidades de trabalho, porém, a grande dificuldade é o transporte. Mas, para isso é que elegemos vereadores e prefeito, e nessa hora temos que saber solicitar dos mesmos as possibilidades de se aumentar o transporte rodoviário para esses locais.
Por isso, se prepare, busque novos desafios, busque as opções que o mercado oferece, faça planejamento, tenha metas, e talvez seu novo emprego fique mais próximo de você. Muito sucesso para você em 2020.
Por Odair Camargo.
Consultor RH, Headhunter
and Coaching