Empresária Beatriz Nallin é a entrevistada em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, que será na próxima quinta-feira (8), se vê a importância de celebrar a luta feminina em nossa sociedade. Para tal, Vera Beatriz Curiacos Nallin, proprietária do escritório de contabilidade ECIN, compartilhou parte de sua trajetória de vida até seu atual cargo.
Nascida em Campinas, Bia, como prefere ser chamada, afirma que estudou no Colégio Notre Dame. “Quando mais velha, me graduei em Direito na Universidade Metodista em Piracicaba. Logo após fazer faculdade, tirei minha OAB/SP e, em seguida, fui morar nos Estados Unidos, na cidade de Blacksburg – Virginia. Fiquei 01 ano e 2 meses. Estudei Inglês e trabalhei como Babysitter [babá]”, explica.
Em seu retorno ao Brasil, tomou a decisão de ser comissária de bordo. Para isso, Bia dedicou-se ao estudo da área. Em 1994, entrou na Transbrasil Linhas Aéreas Ltda., onde permaneceu por 7 anos até a empresa fechar e pedir falência.
“Após isso, fui morar no Rio de Janeiro, onde trabalhei na empresa TWI Ltd. – The Welding Institute, filial brasileira prestadora de serviços da Petrobras, onde era responsável pela parte administrativa e financeira da empresa, me reportando diretamente com a Matriz na Inglaterra. Também trabalhei diretamente com o contador da empresa Sr. Mauriney Santos, onde aprendi muito de contabilidade com ele”, conta.
Segundo ela, ambos os empregos lhe deram o suporte necessário para aprender a administrar o ECIN, que logo viria a ser responsabilidade sua. “Após o falecimento de meu Pai – Dr. Oswaldo Heitor Nallin, resolvi que eu voltaria para Cosmópolis, para assumir o lugar dele na sociedade. Quando retornei, em 2006, fui fazer Técnico em Contabilidade no Senac”.
Durante 10 anos, Bia trabalhou com José Honorato, com quem afirma ter aprendido muito. “Fui conhecendo os clientes, funcionários e o funcionamento da empresa, pois sabia que, um dia, eu teria que assumir e dirigir a empresa, mas, conto com uma equipe muito bem preparada e, acima de tudo, muito dedicada em manter o nome da empresa, a qualidade e o profissionalismo no atendimento ao nosso cliente”, comenta.
Hoje, com 61 anos recém-completados, o escritório de contabilidade ECIN conta não só com Vera Beatriz em seu comando, mas com um grupo de funcionários, em sua maioria, composto por mulheres. “Temos 35 mulheres, sendo três delas ocupantes de altos cargos aqui dentro. Tenho a chefe do setor fiscal, Katia Fonseca; a chefe do setor de contabilidade, Tania Lopes; e a responsável pelo RH, Silvia Kreitlow”, diz.
“É uma responsabilidade imensa, pois temos 50 famílias que dependem do ECIN e somos responsáveis pela vida de cada empresa que temos como cliente. Tenho muito orgulho de poder dar continuidade ao que meu pai começou com tanto sacrifício, e que eu agora posso dar sequência por mais 60 anos”, afirma.
“Como mulher e mãe que trabalha fora, eu só tenho que prestar minhas homenagens a todas as mulheres modernas que, assim como eu, além de todo peso da responsabilidade profissional, quando chegam em casa, têm serviços do lar, têm filhos para criar e, mais que isso, filhos para educar, para amar, para preparar para o mundo. Tendo minha mãe como exemplo, posso afirmar, com segurança, que a mulher é um ser Divino criado por Deus. Meio menina, meio esposa, meio mulher maravilha, meio chorona, meio professora, meio psicóloga e tudo com um sorriso no rosto. Parabéns a todas as mulheres!”, finaliza Bia Nallin.