Empresárias relatam aumento nas vendas de fim de ano em relação a 2020

Com o avanço da vacinação, as atividades econômicas apresentaram uma grande melhora

Após quase dois anos de pandemia, foram pouquíssimas as empresas que não sofreram com a crise sanitária e econômica. Depois de diversos fechamentos e reaberturas, do comércio e impactos severos na economia, a vacinação em massa da população parece ter controlado a Covid-19, que fez tantas vítimas no Brasil e no mundo. Agora, empresários finalmente puderam voltar com tudo.
O fim de ano é a época mais rentável para todas as áreas da economia. Porém, no ano passado, as restrições aplicadas pelos governantes a fim de suprimir o avanço do coronavírus acabaram prejudicando os comerciantes, prestadores de serviço, organizadores de eventos, dentre outras atividades, pois as pessoas não puderam fazer suas tradicionais compras de natal e ano novo, nem mesmo comemorar as festividades natalinas, até porque muitas delas acabaram nem mesmo se reunindo em família.
Em Cosmópolis, os empresários também foram afetados pelos protocolos sanitários. Em Março deste ano, a Gazeta de Cosmópolis desenvolveu uma matéria com alguns deles, que na época, defendiam a abertura dos comércios, seguindo as recomendações de segurança contra a doença, como o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.
Rosane Decresci, da Loja Vitória & Rosane Multimarcas deu seu depoimento, falando sobre a diferença do Natal de 2021 em relação ao de 2020, na perspectiva de alguém do ramo.
“Este ano está bem diferente, as pessoas estão dando mais presentes. No ano passado, não estava assim, a pessoa estava comprando para consumo próprio. Na loja, vendemos muitas camisetas para presente, então, como não estavam se encontrando, acredito que, no ano passado, não estavam tendo tantos amigos secretos, muitos encontros, confraternizações… Este ano, estamos tendo bastante procura por presentes, estamos notando esta diferença positiva do ano passado para esse. No ano passado, vendemos bastante peças mais básicas para as pessoas usarem em casa; agora, já estão comprando macacões, vestidos, roupas de sair”.
Rosane também afirma que as vendas aumentaram bastante em relação ao ano anterior, cerca de 30%.
“Este ano, graças a Deus, quem se preparou, está bem esperançoso e está vendendo bem!”, finaliza.
Rafaella Bertazzo, proprietária do Toca Eventos, também deu seu depoimento como prestadora de serviços da área de buffets e organização de eventos.
“Houve um aumento considerável de eventos, porém, ainda com festas menores. As pessoas mudaram um pouco o foco de festas grandes com muita gente, perceberam que as festas pequenas também têm o mesmo prazer e alegria. Ao passo que a pandemia está diminuindo, o pessoal tem voltado a fazer evento, claro que não como era antes, mas, felizmente, as pessoas têm comemorado com mais frequência”.

Rosane Decresci – @vitorialoja

Rafaella Bertazzo – @tocaeventos