Empresário constrói réplica de caminhão em madeira para filho e descobre talento com artesanato

Caminhões, ônibus e, futuramente, avião fazem parte da galeria de réplicas em madeira criadas por Jocimar Alves Santos. Empresário aprendeu a fazer artesanato com o tempo e experiências em trabalhos anteriores

O empresário Jocimar Alves Santos, 38, descobriu, três meses atrás, que tinha um talento, o artesanato em madeira. A descoberta foi por acaso; tudo começou quando Jocimar decidiu construir um caminhão de brinquedo para seu filho, que tem pouco menos de um ano.
Juntando seus conhecimentos adquiridos com a carpintaria, corte em madeira, um pouco de cola e lembranças da época que trabalhou como motorista, foi que o empresário criou a primeira réplica de caminhão, todo em madeira. O experimento foi bem-sucedido e, segundo o pai, trouxe muita felicidade ao filho.
O que chamou a atenção do empresário é que a criação deu certo na primeira tentativa. “Eu nunca trabalhei com isso. Nunca tinha feito nada do tipo, só tinha mexido com telhado, mas, consegui fazer porque fui imaginando como seria, criando as peças e, no final, tudo se encaixou”.
Vendo a felicidade do filho, ele decidiu continuar e logo surgiu a ideia de construir um ônibus. Esse ficou exposto em sua loja e logo começou a chamar a atenção dos clientes.
Foi aí que Jocimar, atendendo a pedidos dos clientes de sua loja, começou a fazer encomendas das réplicas. Ele lembra que a primeira encomenda foi a réplica de um ônibus da Passaredo.
“A minha reação quando eles fizeram as primeiras encomendas foi de que eu estava começando a ficar conhecido e isso me fez sentir melhor. É bom ficar conhecido pelo seu trabalho, principalmente nesse ramo de artesanato” conta ele.

O tempo foi passando e, com ele, a experiência foi crescendo. Hoje, Jocimar diz que busca se aperfeiçoar e tenta aproximar suas réplicas de forma que pareçam o mais próximo do real. Para isso, ele utiliza de fotos de todas as partes dos veículos.
Além da estrutura do artesanato, o tempo também foi mudando – o primeiro, mais simples, demorou em média de 10 a 15 dias. Já no projeto atual, um ônibus de 1 metro de comprimento, já está fazendo há três semanas.
Esse seu projeto atual, assim como o primeiro, é destinado ao seu filho. O ônibus de um metro de comprimento vai ser personalizado com a foto da criança e vai fazer parte da decoração da festa de aniversário de um ano, inclusive, o ônibus é maior até mesmo do que a criança.

Os artesanatos são todos feitos de madeira e a finalização em adesivo. Jocimar conta que deseja continuar fazendo. “Assim que vão aparecendo as oportunidades e encomendas, vou conversando com as pessoas para entender o que elas desejam e, com isso, monto o projeto”.
Jocimar afirma que os custos das réplicas variam de acordo com o pedido do cliente, sendo que os valores começam a partir de R$ 200, o que o empresário considera um valor baixo, tendo em vista os valores que ele vê em lojas especializadas em artesanato.

Futuro
Além de caminhões e ônibus, Jocimar, em breve, começará a trabalhar em um projeto inédito, um avião.
Ele conta que, além das encomendas, deseja realizar uma exposição. “O problema é que eu ainda estou fazendo só sob encomenda e, com isso, tudo que eu faço, já sai, mas, no futuro, quero fazer um de cada modelo e deixar exposto”.