Empresário cosmopolense cria sistema de reuso de água da chuva

Coutinho, como é conhecido, ainda identificou o sistema através de uma placa, na fachada do seu comércio

O empresário José Coutinho de Souza, de 60 anos de idade, é empresário na empresa de móveis JW Coutinho há 26 anos e se tornou exemplo de cidadão consciente em meio a intensa crise hídrica que o município vivencia.
Coutinho, como é carinhosamente conhecido, montou um sistema de reuso de água da chuva em sua empresa. O referido sistema pode comportar até três mil litros de água e capta um grande volume, visto que está localizado em um endereço de ‘baixadas’ e que, como ele mesmo disse, sofre até com alagamentos. “Quando chove bastante, por se tratar de um local alto, com caída íngreme, causa alagamentos na parte do fundo. Há tempos pensava no sistema de reuso, e agora, ele saiu do papel”, explicou ele.

Como funciona
O empresário ainda explicou como funciona. “O sistema possui uma boia inteligente que, quando atinge determinada quantidade de água, se aciona e liga uma bomba para retirar a água que está armazenada, captada da chuva”.

Investimento barato e sustentável
Coutinho ainda garantiu que, com boa vontade e criatividade, o sistema foi um investimento barato pelo custo benefício. “Paguei aproximadamente R$ 250,00 em algumas peças e comprei em locais que reciclam e recolhem sucata. Na maior parte do sistema usei material reciclável. Apenas uma caixa d’água grande comprei nova, porém, se alguém tiver oportunidade de encontrar, pode reciclar também”, pontuou.

Consciência
E é desta forma que o empresário Coutinho, com loja situada na Rua Santo Rizzo, consegue manter a higiene da empresa de forma responsável em relação ao meio ambiente. “Assim, consigo lavar a loja e a calçada quando estão em estados mais críticos, sem prejudicar o meio ambiente, usando apenas água captada da chuva”. Coutinho ainda completou dizendo que gostaria que a ‘moda pegasse’. “Porque somos pessoas conscientes e dá muita tristeza ver a represa de Cosmópolis (Rio Pirapitingui) naquele estado, com pouca água. Gostaria muito que a ‘moda pegasse’ porque quanto mais gente consciente, menos sofrimento em massa em épocas como esta, de crise na saúde e nos recursos naturais!”.

Identificação
Uma placa indicando que o local usa água de sistema de reuso foi colocada na fachada da empresa para evitar que a população se escandalize quando observar, por ventura, a equipe higienizando o local com água. Coutinho comentou que, por uma confusão, foi denunciado, e recebeu a visita da Guarda Municipal há uma semana. “Eles vieram e eu tive a oportunidade de mostrar meu sistema e dizer o quanto somos conscientes em relação ao meio ambiente. Somos totalmente adversos a atitudes que afetam o meio que vivemos. Por isso, esclareço que nossa loja sempre usou de consciência. Eles fotografaram meu sistema, mandaram para o denunciante e solucionamos o problema”, finalizou ele, indicando o sistema. “Se todos fizermos um pouquinho, ganharemos muito!”.