Empresários podem obter linhas de crédito através do SEBRAE-SP

O SEBRAE-SP e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmaram convênio para oferecer uma nova linha de crédito para os pequenos negócios.

Ao todo, serão R$ 6 bilhões direcionados a 280 mil empresas: 40 mil de pequeno porte, 90 mil microempresas e 150 mil Microempreendedores Individuais. No entanto, as regras de concessão ainda não foram definidas.

Segundo a Assessoria de Imprensa do SEBRAE, “serão realizados alguns pilotos na cidade de São Paulo. Após essa fase inicial, outras regiões serão contempladas e os critérios para participação dos interessados serão divulgados posteriormente”.

Entretanto, outras linhas de crédito são oferecidas e podem beneficiar os empreendedores da cidade, como, por exemplo, o ‘Juro Zero’.

“Essa linha consiste no empréstimo de até R$ 20.000,00 sem taxa de juros e com 06 meses de carência para início do pagamento”, informou o SEBRAE.

Para ter acesso a esse programa, o interessado deverá participar do Programa SUPERMEI que consiste em capacitações técnicas e de gestão voltadas para o Microempreendedor Individual. A escolha da capacitação deverá estar relacionada ao segmento de atuação do empresário.

Detalhes do programa poderão ser visualizados através do endereço eletrônico supermei.sebraesp.com.br/

Outro programa de crédito disponível é o Empreender Mais Simples.

O programa consiste em financiamentos, por parte do Banco do Brasil, às micro e pequenas empresas.

Ainda segundo o SEBRAE, “a lógica da operação está baseada na análise de capacidade de pagamento real, feita por profissionais, direto com os clientes Sebrae. Essa análise serve de base para obtenção de financiamento e o contato inicial dos interessados deverá ocorrer com o Banco do Brasil. Entre as linhas de crédito existentes estão: Proger urbano capital de giro e BNDES capital de giro Progeren”.

Também está disponível aos empresários e empreendedores o ‘Fundo de aval às MPE (Fampe)’.

“O produto tem como objetivo facilitar o acesso de pequenos negócios a financiamentos bancários, por intermédio de garantias complementares em operações de crédito junto a instituições financeiras conveniadas”.

Critérios para obtenção do crédito

O SEBRAE também explicou quais os critérios adotados para cada modalidade de crédito disponível.

“Quanto ao Juro Zero, a agência de Desenvolvimento do Estado de São Paulo – Desenvolve SP é responsável pela administração do Fundo constituído pelo SEBRAE-SP, sendo responsável pela análise de restrições cadastrais, contratação, liberação e cobrança dos financiamentos. Com relação às outras oportunidades, os critérios para concessão ficam sob a responsabilidade das instituições financeiras”, completa a nota.

Além disso, o empresário também deverá participar de cursos e treinamento. “Como se trata de concessão de crédito orientado, ocorrerão capacitações, assim como orientações pontuais aos interessados”, informa o SEBRAE.

Disponibilidade para Cosmópolis

Todas as linhas de crédito estão disponíveis para os empresários da cidade. Porém, vale destacar que, com relação à nova linha de crédito entre SEBRAE-SP e BNDES, no momento se encontra em fase de estruturação, contando com um projeto piloto na cidade de São Paulo.

“Em relação ao programa Juro Zero, as capacitações são realizadas em unidades do Centro Paula Souza, Senac ou Senai e poderão ocorrer na cidade de Cosmópolis”, informou o SEBRAE.

Sobre o programa ‘Empreender mais Simples’, os interessados deverão procurar uma agência do Banco do Brasil.

 

O SEBRAE-SP disponibiliza uma grande quantidade de materiais com informações sobre o tema acesso ao crédito que podem colaborar com o desenvolvimento dos micros e pequenos negócios.

Em Cosmópolis, já está funcionando o posto de atendimento SEBRAE Aqui. O posto funciona  na Prefeitura Municipal, Rua Dr. Campos Salles, 398 – Centro.