Encerar, polir e cristalizar: entenda as diferenças e recomendações de cada um

Além de dar brilho e deixar a pintura do seu carro mais bonita, os procedimentos de enceramento, polimento e cristalização a protegem, garantindo, com isso, maior durabilidade.
Encerar o carro parece um procedimento simples para muitos proprietários, porém, a atividade requer cuidado e algumas precauções. O reparador automotivo Vinicius Moraes explica que o enceramento protege, mas, antes disso, devem ser feitos o polimento e cristalização. “O enceramento é para proteger, só que, para encerar, é necessário que a pintura esteja descontaminada”.
A contaminação significa que a pintura está áspera, sendo assim, quando a pintura se encontrar nessa situação, recomenda-se que faça o polimento e cristalização. Após esses procedimentos, o enceramento pode ser feito, mesmo que amador, para manter a proteção.
Entretanto, para isso, Moraes recomenda que se use uma cera intermediária, nem muito simples e nem profissional.
Segundo os fabricantes dos materiais utilizados por Moraes, a cristalização chega a durar 6 meses, mas ele indica que, se o proprietário cuidar, encerando com regularidade, esse período pode ser estendido.
Mesmo parecendo um bom negócio encerar sempre que possível o seu carro, existem situações que isso não deve ser feito. Moraes explica que, em casos de pinturas queimadas, o enceramento pode atrapalhar. Isso porque, na repintura, é preciso que a região a ser recuperada esteja sem cera e sem óleo. Desse modo, caso encerada a região com a pintura queimada, haverá o comprometimento do processo de repintura.
Além disso, o reparador indica que o enceramento não ajuda em risco; nesses casos, somente o polimento pode resolver.
O polimento pode ser feito também em carros novos, inclusive, isso ajuda na proteção. Após feito o procedimento, cristaliza-se a pintura, de forma que essa irá ‘selar’ o polimento.
Os procedimentos de polimento, cristalização e repintura devem ser feitos por profissionais especializados, pois, a má execução desses pode danificar a pintura do seu carro.

Repintura
No processo de repintar uma peça do carro, não se deve encerar ou polir durante o período de 30 dias. Moraes explica que esse tempo deve ser respeitado para que o verniz seque por completo.
Caso passada cera antes desse período, haverá a danificação da pintura. E somente após esse período é feita uma cristalização final da peça pintada.

Enceramento
O enceramento é indicado para todos os veículos. Apesar de ter um potencial pequeno para eliminar riscos e manchas, é o jeito mais simples e barato de proteger e deixar seu carro mais bonito.
Ceras de baixa qualidade protegem por pouco tempo. Atente-se para a aplicação, verifique a proteção das superfícies rugosas como em frisos e para-choques, estas peças não devem receber o produto.

Polimento
O polimento é recomendado para pinturas manchadas, queimadas de sol, riscos de pouca profundidade, manchas provocadas por árvores e pássaros, peças que foram repintadas e perderam o brilho.

Vinicius Freitas Moraes
Reparador Automotivo
Forza – Reparos Automotivos
R. Dr. Luiz Nicolau Nolandi, 57, Bela Vista
Fone: (19) 3204-8754

Utilizando massas abrasivas e politrizes que giram a 2.000 rotações por minuto, o polimento costuma retirar um pouco do verniz da pintura e junto com ela as manchas e riscos.
Ao contrário da cera, que pode ser aplicada na sombra da sua garagem, o serviço requer conhecimento e experiência com a politriz, ou seja, é recomendado procurar um profissional para isso.

Cristalização
Cristalização ou espelhamento são termos utilizados para aplicação de uma resina protetora sobre a pintura. É bom saber que, assim como a cera, os produtos aplicados sobre a lataria do carro não reagem quimicamente com o verniz da lataria, ou seja, a aplicação da resina não transforma a estrutura molecular nem do verniz nem da tinta.
A cristalização, por meio da camada fina de resina aplicada, garante durabilidade maior à pintura em comparação com a cera. Além disso, evita que pequenas agressões atinjam o verniz original do veículo.
O serviço começa com um polimento para retirar possíveis riscos e manchas. Em seguida é aplicado um desengordurante e, por fim, a resina.