Encontro de carros e bonecas: uma ação ao combate da exploração sexual infantil

Toda a instrução foi passada de maneira didática, para que as crianças pudessem entender a mensagem

A exploração sexual infantil é um problema grave que muitas pessoas enfrentam todos os dias. Segundo dados do Instituto Liberta, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. No total, cerca de 500 mil crianças já sofreram abuso. Infelizmente, a cada 100 casos, apenas 7 são denunciados. O abuso, na grande maioria das vezes, gera diversos traumas e pode resultar em problemas, que a pessoa carregará para o resto da vida.

Encontro
No último sábado (21), das 14h às 17h, foi realizado o Encontro de Carros e Bonecas na Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira, pelo Departamento Infantil. A ação foi referente ao ‘Maio Laranja’, mês de combate à exploração sexual infantil.

Dinâmica
Neste encontro, os meninos chegavam com seus carros e as meninas com suas bonecas. cerca de 200 crianças, com idades de 4 a 11 anos, participaram do evento. A programação foi feita por faixa etária, de forma lúdica para que a informação chegasse o mais próxima da capacidade de compreensão.
As crianças, no primeiro período, ficaram juntas para louvar e assistir apresentações, como de fantoche e a famosa história da Tartanina (uma tartaruga que teve seu casco tirado)
Depois foram separadas as meninas dos meninos e por faixa etária de 4 a 6; de 7 a 9; e de 10 a 11 anos.
O intuito deste evento foi trazer a prevenção à Exploração e ao Abuso sexual infantil, dando voz às crianças, encorajando-as a falar para uma pessoa de confiança ou discar 100 em situação de assédio moral, sexual e violência sexual.
“Nós, como igreja, não podemos nos ausentar porque a palavra de Deus diz, em Provérbio 31:8, ”erga a voz em favor dos que não podem se defender. Seja o defensor de todos os desamparados”, enfatiza a Ev. Raquel Balarin, líder do Departamento Infantil.
Toda a instrução foi passada de maneira didática, para que as crianças pudessem entender a mensagem da melhor maneira possível.
“Tivemos retorno muito positivo dos pais. Recebi muitas mensagens de mães falando que seus filhos chegaram em casa comentando o que aprenderam. Toda a nossa equipe ficou satisfeita com o resultado.
Elas saíram instruídas de que forma devem agir diante de uma ameaça ou até mesmo de assédio ou um abuso. Agora, serão 200 crianças que poderão ser protegidas através destas orientações que tiveram”, esclareceu Raquel.

Apoio

O evento contou o apoio dos pastores presidentes Pr. Alcides José Balarin e Pra. Maria Balarin e a presença da Assistente Social do nosso município Edineide Inácio; das psicólogas Deijenane Santana e Amanda Valéria dos Santos; da Advogada Dra. Isabela Moreira; e o apoio da Vereadora Talita Chaves.
“Por se tratar de um assunto muito sério, foi importante tê-las ali em prontidão para que, em caso de necessidade, pudessem dar melhor orientação para ajudar as crianças se, por ventura, estivessem passando por tal situação”, finalizou Raquel.
A organização e as apresentações foram feitas pela Tia Mali Ferreira, Raquel Balarin, Rosângela Américo, Débora Soares, Vitória Risonho, Simone Pinheiro Sousa, Amanda Cristina da Silva Oliveira, Josiane Cristina Silva Ferreira, Jaqueline Ferreira de Oliveira Vanzella, Abner Galdino, Pr. Oziel Galdino, Lucas Soares e César Ferreira.