Os apaixonados por veículos antigos, especialmente os simpáticos fuscas, terão a oportunidade de encontrar modelos históricos e relíquias no estacionamento do Campinas Shopping neste domingo, dia 25. A 3ª edição do Encontro de Fuscas, com início às 9 horas, terá acesso gratuito para todos que entrarem até as 12 horas e doarem um quilo de alimento não-perecível (exceto para Sem Parar, Conect Car e valet). Além da exposição dos veículos, o local contará com música, espaço de food trucks e outras atividades para animar os participantes.
Além de fuscas, outros veículos podem ser expostos por colecionadores como Karmann Ghia, Volkswagen TL, Volkswagen Brasília, Kombi, VW 1600, Buggy e demais clássicos antigos. O evento conta com organização do Clube do Fusca de Americana e Fusca Clube do Brasil, em parceria com o Campinas Shopping.
Os visitantes poderão encontrar ainda modelos exclusivos como o Fusca Horácio, autografado por Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica); a réplica de Herbie, do filme Se meu Fusca falasse; além de fuscas mais antigos, como os da década de 1950. Exemplares personalizados também estarão em exposição como o estilo California Look (criado a partir dos carros usados em arrancadas), German Look (que se parecem muito com Porsches disfarçados), entre outros modelos raros e originais, além dos conversíveis, confeccionados pela empresa Trocar, especializada neste segmento. Os expositores receberão certificado de participação.
Para Heverson Knauer de Campos, presidente do Clube do Fusca de Americana, “cada proprietário tem a sua particularidade” e “as excentricidades são peculiares quando se trata de Fusca”. Segundo Ervin Moretti, presidente do Fusca Clube do Brasil, o evento é uma “oportunidade de confraternização entre proprietários, famílias, amigos e o público”.
A expectativa dos organizadores é superar a marca dos seis mil visitantes da edição 2016 do Encontro.
MÚSICA, GASTRONOMIA E DIVERSÃO – O espaço de convivência montado no estacionamento do Campinas Shopping contará com food trucks (de chope artesanal e opções gastronômicas); tenda e lounge com ombrelones e espaço kids (pago à parte), para a diversão da garotada.
A animação ficará por conta de Léo Moura e Guilherme Pazzetti, que se apresentam com voz, violão e cajon pela manhã. Já perto do horário do almoço, o palco será de Ney Zara e Banda, que apresentarão ao público repertório variado. Em seguida, a trilha musical volta para a dupla Léo Moura e Guilherme Pazzetti.
O público poderá tirar fotos perto dos veículos e conversar com os colecionadores. Haverá ainda no local, estandes para comercialização de camisetas, miniaturas, acessórios, peças e adesivos, entre outros itens.
COMEMORAÇÃO – O evento, sempre realizado no mês de junho, faz alusão ao Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho. A celebração da data teve início em 1995, mas foi em 22 de junho de 1934 que foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o professor Dr. Ferdinand Porsche para o desenvolvimento do Volkswagen (que em alemão significa Carro do Povo) e a apresentação do primeiro protótipo, em 10 meses. “Esta data, 22 de junho, é uma referência ao carro mais vendido do mundo e considerado o carro do século”, disse Campos. Além da comemoração à data em memória do Fusca, o evento celebra, nesta edição, os 32 anos de atividade do Fusca Clube do Brasil, e os 12 anos do Clube do Fusca de Americana.