Endocrinologista faz alerta sobre diabetes

Diabetes é uma doença silenciosa que aparece quando o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio chamado insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo.
Segundo a endocrinologista Mirian Airoldi, a insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. “A diabetes é a elevação da glicose no sangue. Assim, se houver falta de insulina existirá o aumento e assim a diabetes”.

Sintomas
Quando o corpo não guarda o açúcar na célula como deveria, alguns sintomas podem ser identificados.
– Muita vontade de urinar;
– Muita sede;
– Alteração no peso;
– Fome e enjoo;
– Visão embaçada;
– Fraqueza;
– Câimbras, formigamento e perda de sensibilidade.
Por isso, a médica Mirian recomenda que sejam feitos exames preventivos de rotina e também deve-se observar os sintomas do corpo.

Tipos de diabetes
De acordo com a endocrinologista Mirian, existem diversos tipos de diabetes e cada um possui suas causas e tratamentos.
O diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina. “Esse tipo ocorre, geralmente, em pessoas mais jovens”.
Já o diabetes tipo 2, ocorre quando existe a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação. “Esse tipo, geralmente, acomete pessoas acima dos 40 anos. Mas, tem aparecido entre jovens e crianças devido à obesidade”.

Mirian Airoldi Endocrinologista CRM 34388 Atende na Rua Ramos de Azevedo, 139-A Telefone: 3872-2185

Tratamento
De acordo com a endocrinologista, atualmente, as insulinas modernas são as mais utilizadas.
Mas, também existem tratamentos eficazes e com excelentes resultados. “Nem sempre há necessidade de insulina, dependendo do caso, pois, existem hipoglicemiantes orais e subcutâneos”.
A recomendação da especialista é que “se você tem diabéticos na família, é importante fazer exames de rotina para prevenir o aparecimento da doença”.