Enfim é Natal!

“Naquele momento, guiados por uma estrela, três reis magos foram do Ocidente para reverenciar a Jesus”

O Natal é o período do ano que eu mais gosto. As famílias se aproximam, as casas ficam cheias, as mesas fartas e as cidades mais coloridas. Porém, o mais importante é o significado do Natal que enche o meu coração, o nascimento de JESUS.
É no Natal que uma grande parcela do mundo celebra o nascimento do filho de Deus.
E também é fato que em nossos dias a atenção desta data é dividida com Papai Noel, suas renas e ajudantes, porém, eles são apenas lenda. Ao contrário de Jesus Cristo que é completamente REAL.
Na antiguidade, o Senhor Deus prometeu que enviaria um Salvador do mundo (Isaías 9:6). Alguém que promovesse a reconciliação entre Deus e a Sua criatura (nós), visto que a nossa comunhão natural com o Criador havia sido perdida no Éden, após o erro de nossos irmãos Adão e Eva.
A cidade escolhida para esse acontecimento que marcaria a história entre A.C. e D.C. foi Belém-Efrata, que acontece justamente quando José e Maria voltavam de Nazaré para sua cidade natal (Belém). Maria, que estava grávida, entra em trabalho de parto, e não havendo hospedaria disponível, eles se acomodam em uma manjedoura, e ali Maria da à luz a Jesus Cristo.
Naquele momento, guiados por uma estrela, três reis magos foram do Ocidente para reverenciar a Jesus. Quando essa estrela finalmente parou de se movimentar, eles identificaram o lugar em que Jesus estava e entraram.
Quando viram o Menino, eles se prostraram e adoraram ao Senhor e O presentearam com: ouro, incenso e mirra (Mateus 2:9-11).
Olhando a atitude dos reis magos, podemos dizer: – Foi belíssima. E assim também deve ser a nossa, não apenas no Natal mas todos os dias da nossa vida.
Vivemos num tempo de tantas distrações, num ano de muita turbulência, entretenimentos e etc., que, às vezes, não notamos nem as coisas menores ao nosso redor, mas olhando para os magos, podemos tirar uma lição que consiste em eles terem também muitas distrações ali, porém, para eles, o Filho de DEUS era o foco, e assim foi. Em nossos dias, somos tentados a dar glória a Noel, mas podemos resistir e adorar ao verdadeiro DEUS que nos abençoa e muda a nossa história.
Enquanto Jesus nascia naquela manjedoura, havia pastores de ovelhas cuidando de seus rebanhos (Lucas 2:8). Foram surpreendidos por uma luz gloriosa e uma voz que lhes deu a boa notícia do nascimento do Messias e as instruções de como fariam para encontrá-Lo, eles tinham diversas atividades cotidianamente para executar, porém, focaram em JESUS.
Em nossos dias, Deus, de muitas maneiras, nos cerca com a intenção de chamar nossa atenção e nos direcionar ao encontro de Seu filho JESUS.
Será que aqueles pastores tinham outra escolha? Sim, claro!
Poderiam ter pensado – Que “loucura” heim! Vou lá nesta cidadela nada, é muito longe, esses anjos escandalosos nos encheram foi de medo, melhor ficarmos aqui mesmo. Porém, não foi isso que eles fizeram, seguiram a direção de DEUS.
O verdadeiro sentido do Natal deve estar em irmos ao encontro e conhecermos a Cristo.
Podemos dizer também que o Natal terá o sentido que você determinar, é um tema não abordado na bíblia como conhecemos hoje; essa data nasce do desenvolvimento da humanidade e da comunhão da igreja de Jesus. Há aqueles que defendem de maneira mais enérgica que o significado desta data é completamente pagão e que não glorifica a Deus, pois Jesus não nasceu em 25 de dezembro (visto que muitos historiadores ainda não conseguiram definir a mesma).
E há quem acredite, assim como eu, que essa data seja uma forma de TODOS celebrarem o nascimento de JESUS CRISTO.
Sendo assim, fique à vontade para celebrar ou não, contudo, não julgue quem pensa diferente, procure conhecer suas motivações.
Deus abençoe a todos hoje e SEMPRE.
Feliz Nascimento de Jesus a TODOS!

Pastor Rafael Pinheiro