Entenda a diferença entre a água com gás e o refrigerante. Eles podem ser consumidos durante a refeição?

Nutricionista ainda compartilha receita de um ‘refrigerante’ saudável para ser feito em casa

Angelica de Almeida
Nutricionista
F. 19 98402 4490/ 3812 1894
@angelicadealmeidanutri
@_cafsaude_
Clínica CAF Saúde
Rua Luiz Leflock, 599 – Vila José Kalil Aun, 

Refrigerante ou água com gás. Afinal, água com gás faz mal?
Não existem grandes prejuízos em consumir apenas água com gás, além do cuidado com a distensão do estômago. Ainda que a água com gás tenha alguma alteração no seu PH, é também improvável que isso, isoladamente, seja causa de prejuízos à saúde.

Água com gás faz mal durante a refeição?
Por ser gasosa, o efeito de distensão abdominal pode ser maior, mas, como todas as bebidas, beber água com gás durante as refeições pode favorecer um consumo maior de alimentos, prejudicar a qualidade da mastigação e acelerar o tempo de refeição, prejudicando a sensação de saciedade, já que fica mais fácil triturar os alimentos e engolir, mesmo sem garantir que tudo seja bem mastigado ou saboreado.
O ideal é que o consumo de bebidas, independentemente de quais, não seja feito durante as refeições, mas caso faça, o recomendado é que não ultrapasse 150 ml, o equivalente a ¾ do copo americano.

Como é feita a água com gás?
Você sabia que existem águas que, naturalmente, já têm gás? Isso acontece quando a água é originária de uma fonte natural com dióxido de carbono. Então, nesses casos, ela tem um sabor mais suave do que outras águas gaseificadas artificialmente.
Por se tratar de um processo natural, que acontece a partir do aquecimento subterrâneo de fontes próximas a regiões vulcânicas, as águas minerais com gás podem ter diferentes PHs, assim como propriedades, como a presença de cálcio, potássio e magnésio.
Já nas águas gaseificadas artificialmente, o processo é o mesmo dos refrigerantes, ou seja, retira-se o oxigênio e adiciona-se, no lugar, gás carbônico. Isso não quer dizer que elas sejam piores do que os naturais, apenas diferentes!
Então, trocar o refrigerante por água com gás de forma geral seria muito mais saldável à saúde. O refrigerante comum não é uma bebida saudável. Ele é produzido com muitos compostos químicos, como aromatizantes, conservantes, corantes e excesso de açúcares.
Mesmo as versões light, zero e diet são um alerta para a saúde porque apresentam poucas mudanças na composição. O ideal mesmo é trocar a bebida por sucos de frutas sem açúcar, chás ou experimentar a versão caseira de refrigerante.

Refrigerante caseiro
Que tal aprender preparar um refrigerante saudável e diminuir o consumo de refrigerantes industrializados?
A versão mais comum do ingrediente caseiro é o de laranja, que fica com gosto parecido com a versão industrializada. Basta misturar 100 ml suco com 150 ml água com gás. A vantagem da receita feita em casa é que você não precisa colocar açúcar e nem deve. Poderá usar também suco de limão e outros de sua preferência.

Receita
Segue uma receita prática e deliciosa.

Soda Italiana de Melancia
Ingredientes
• 1 xícara de chá de melancia
• Gelo à vontade
• Folhas de hortelã
• Água com gás

Modo de preparo
1. Em primeiro lugar, bata no liquidificador a melancia e o gelo, até virar um suco.
2. Depois, coe para retirar as sementes.
3. Preencha metade de uma jarra, ou de uma taça, com o suco, e, assim, complete com água com gás.
4. Por fim, adicione gelo e folhinhas de hortelã para enfeitar.